Continua depois da publicidade
A presidente Dilma Rousseff deu sinal verde para a extinção do Fator Previdenciário e autorizou a finalização de estudos para que possa fazer anúncio oficial no dia 12 de setembro, data da nova reunião com sindicalistas e aposentados. Uma proposta foi elaborada e está sendo debatida no âmbito do Governo Federal.
A informação foi dada pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em reunião com as centrais sindicais, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
“A proposta está madura, bem adiantada e um acordo está próximo. Não temos ainda como bater o martelo porque essa não é uma discussão tranquila nem dentro do próprio governo. A presidente Dilma dará a palavra final”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho à imprensa logo após a reunião da última terça-feira.
Continua depois da publicidade
Para Warley Martins, presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), o Governo já deveria ter concluído estudos sobre a questão e também sobre o aumento real para aposentados que ganham acima do salário mínimo. “Ficou definida uma reunião com as centrais sindicais para o próximo dia 21, no Palácio do Planalto, mas os aposentados também querem participar, pois temos outros assuntos urgentes a serem tratados”, disse o sindicalista ao Diário do Litoral na tarde de ontem.
Continua depois da publicidade