Continua depois da publicidade
Aposentados e pensionistas da Baixada Santista estarão mobilizados hoje, a partir das 10 horas, na Praça Mauá, no Centro de Santos, para protestar contra o Governo Federal e também para comemorar o Dia Nacional do Aposentado, que será celebrado amanhã. O encontro está sendo organizado em parceria com o Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport).
A manifestação será focada em reajuste dos benefícios com aumento real e contra as alterações promovidas pela MP 664/2014, que muda a concessão de auxílio-doença do INSS além da pensão por morte.
“Esperamos reunir milhares de companheiros que dedicaram toda uma vida através de trabalho honesto e sacrificado, mas que infelizmente continuam não recebendo o devido reconhecimento e a atenção dos governantes”, disse o presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos.
Além das várias lideranças de entidades representativas de aposentados e pensionistas da Região, são aguardadas as presenças de diversos dirigentes sindicais. “A questão envolve trabalhadores de todos os segmentos da economia”, disse o sindicalista.
Continua depois da publicidade
Reajuste nos benefícios
Além da manifestação pública em desagravo à MP, os aposentados e pensionistas reivindicarão a reposição salarial e o fim do Fator Previdenciário. A definição de um calendário para que a data-base da categoria seja definida também está na pauta do encontro.
Continua depois da publicidade
Em alusão às palavras da presidente Dilma Rousseff, que durante a campanha para sua reeleição afirmou que não “mexeria nos direitos dos trabalhadores”, utilizando, inclusive, a expressão “nem que a vaca tussa”, Cirino e os líderes dos aposentados levarão uma vaca para a Praça Mauá para simbolizar ironicamente a manifestação da mandatária.
Segundo o presidente do Sindaport, as palavras de Dilma contrariam o disposto na MP 664/2014. “Basta ver que o seguro desemprego, o auxílio doença e a pensão por morte sofreram significativas alterações que trouxeram sérios prejuízos para a classe trabalhadora, com destaque para a inativa, ao contrário do que foi dito durante a campanha”.
Categoria faz protesto amanhã em SP
Continua depois da publicidade
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, ligado à central Força Sindical, realizará amanhã — Dia Nacional do Aposentado — das 9 às 13 horas, em frente à sede (Rua do Carmo, 171, Centro, São Paulo/SP) um grande ato para reafirmar as lutas da categoria.
O Dia Nacional do Aposentado foi instituído em 1923, quando o presidente Artur Bernardes sancionou um projeto de lei do deputado Eloy Chaves, em que criava uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários das empresas de estrada de ferro do Brasil. Esta lei é considerada o início da previdência social.
O Sindnapi intensificará as ações para que o Governo estabeleça uma política de aumento real aos benefícios com valores acima do salário mínimo; e o direito à desaposentação.
Continua depois da publicidade