Continua depois da publicidade
Aposentados se encontram mobilizados na Câmara Federal, em Brasília, aguardando uma posição do presidente Henrique Eduardo Alves sobre a votação do Projeto 4434/08, que repõe as perdas nos benefícios da categoria. Até o momento, a reunião, que está prevista para hoje (14), ainda não ocorreu.
Os aposentados, por meio de suas lideranças, prometem permanecer em vigília no Congresso Nacional e deverão dormir nos corredores da Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 4434/08, já aprovado pelo Senado, cria um índice de correção previdenciária para garantir o reajuste dos benefícios da previdência de acordo com o aumento do valor mínimo pago pelo Regime Geral da Previdência Social.
Continua depois da publicidade
Na prática, como o valor mínimo é igual ao salário mínimo, o projeto cria uma regra para garantir um reajuste próximo ao do salário mínimo, ao mesmo tempo que restabelece o número de salários mínimos pagos na época da concessão do benefício.
A proposta estabelece uma regra de transição de cinco anos até que a proporção entre benefício e valor mínimo seja totalmente recuperada. O índice então, que será individual, passará a ser usado para cálculo dos reajustes por toda a vida do beneficiário.
Continua depois da publicidade