Sindical e Previdência
INSS libera a partir de hoje, pela internet, a consulta aos benefícios com o reajuste de 5,56%. Pagamento do INSS começa no próximo dia 27 para os segurados que ganham salário mínimo
Continua depois da publicidade
A partir de hoje, os aposentados e pensionistas do INSS já podem verificar o novo valor dos seus benefícios com o reajuste de 5,56% no site da Previdência Social. A previdência social informa que os extratos atualizados estarão liberados para a consulta e se referem ao pagamento do mês de janeiro.
O pagamento de benefício deste mês será pago a partir de segunda-feira, dia 27. Os primeiros a receber serão os segurados que ganham um salário mínimo, que passa a ser de R$ 724,00.
O novo benefício será pago de 27 de janeiro a 7 de fevereiro, de acordo com o final do cartão do benefício. Quem recebe acima do piso terá o dinheiro entre os dias 3 e 7 de fevereiro.
Ao acessar o extrato, os cerca de 20 milhões de beneficiários que recebem pelo mínimo verão o novo valor do benefício, de R$724,00 que corresponde ao reajuste de 6,78% anunciado pelo governo no final do ano passado.
Continua depois da publicidade
Para os que recebem acima desse valor, cerca de 9,5 milhões de segurados, a nova renda virá reajustada em 5,56%. Para ter acesso ao extrato, o segurado, após acessar o site da previdência, deverá informar dados como CPF, data de nascimento e número do benefício, além de preencher um código de segurança que será gerado no momento da consulta pelo sistema da Dataprev.
No extrato, o segurado consegue ver o valor bruto do benefício (sem nenhum desconto) e o valor líquido (renda final todos os descontos, como os débitos de empréstimos consignados, e o desconto no Imposto de Renda).
Continua depois da publicidade
Os aposentados e pensionistas do INSS também vão poder ver o novo valor de seus benefícios com certa antecedência no extrato do banco onde recebem o pagamento.
Como consultar
1. Acesse o site www.previdencia. gov.br
Continua depois da publicidade
2. No centro da tela, clique em “Extrato de pagamentos de benefícios”, no quadro: “Agência Eletrônica: Segurado”
3. Informe o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo, o CPF do segurado e digite o código que aparecer ao lado
4. Aparecerá, então, o extrato referente ao mês de janeiro.
Continua depois da publicidade