Saúde

Tendas iniciam atendimento a pacientes com sintomas gripais em Santos

Idosos, gestantes e pessoas com comorbidades devem procurar as unidades de pronto atendimento no aparecimento de sintomas gripais, pelo maior risco de complicações

Da Reportagem

Publicado em 25/12/2021 às 14:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Retomada das tendas é uma estratégia adotada pelo município de Santos devido ao aumento expressivo dos atendimentos relacionados a síndromes gripais nas últimas semanas / Divulgação/ PMS

Continua depois da publicidade

As tendas de atendimento a pacientes com sintomas gripais começaram seu funcionamento nesta sexta-feira (24), na UPA Zona Leste, em Santos. O serviço passa para a UPA Central, na Rua Joaquim Távora, 260, na Vila Mathias, neste sábado (25), a partir das 7h. Na Zona Noroeste, o atendimento será oferecido no Centro Esportivo M. Nascimento Jr (Rua João Fraccaroli, s/nº), pela equipe da UPA da Zona Noroeste, a partir das 19 h deste sábado (25).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A retomada das tendas é uma estratégia adotada pelo município de Santos devido ao aumento expressivo dos atendimentos relacionados a síndromes gripais nas últimas semanas. Somadas, as três UPAs de Santos já realizaram 10.964 atendimentos apenas a pessoas com sintomas gripais durante o mês de dezembro. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PF indicia 27 por desvios de R$ 40 milhões da Saúde em 5 cidades paulistas

• Santos Convention Center firma parceria com operadora de saúde e mudará de nome em 2022

• Pfizer diz que não vai negociar com governo de SP e prioriza Ministério da Saúde

"O objetivo desses centros de triagem, que costumamos chamar de tendas,  é oferecer um atendimento de melhor qualidade a todos que procuram as nossas UPAS. Foram contratadas equipes para atuar exclusivamente nas tendas, de forma a agilizar o atendimento a quem apresenta sintomas gripais, explica  o secretário de Saúde, Adriano Catapreta. 

"O interior das UPAs segue destinado a pessoas com outras queixas, que  não ficam em um mesmo ambiente das que têm sintomas de gripe ou Covid-19, por exemplo. Continuaremos a avaliar diariamente o movimento nas UPAs e manteremos as tendas pelo tempo que forem necessárias", destacou.

Continua depois da publicidade

Quem deve procurar as tendas.

A Prefeitura de Santos orienta que idosos, gestantes e pessoas com comorbidades procurem as unidades de pronto atendimento no aparecimento de sintomas gripais, pelo maior risco de complicações. Devido a este momento de sobrecarga no sistema de saúde, aos demais públicos é indicado o manejo dos sintomas conforme o habitual e, caso não haja melhora, procurar o serviço de saúde.

Santos tem 38 casos confirmados de gripe em 2021, sendo 2 causadas pelo vírus Influenza A H1N1, 1 pelo Influenza A H3 (sem subtipo informado pelo laboratório) e 35 causadas pelo vírus Influenza A (sem informações detalhadas do subtipo por parte dos laboratórios que anlisaram as amostras).

Continua depois da publicidade

Catapreta alerta ainda para a importância de manter as boas práticas de prevenção às doenças respiratórias: uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software