SAÚDE

Retinoblastoma: Autoridades alertam para sinais do câncer ocular mais comum em crianças

Médicos participarão da ação nacional 'De Olho nos Olhinhos', iniciativa de conscientização sobre o Dia de Combate ao Retinoblastoma

Da Reportagem

Publicado em 15/09/2023 às 15:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

De acordo com a médica oftalmologista especialista em Oncologia Ocular do Hias, Daiane Memória, a doença pode chegar às formas mais graves mesmo no início da vida do bebê / BADY ABBAS / UNSPLASH

Continua depois da publicidade

Um reflexo branco na pupila, estrabismo ou movimentos oculares rápidos e incontroláveis. Estes são os sinais mais comuns do retinoblastoma, câncer ocular que acomete com maior frequência crianças de até cinco anos de idade. Por isso, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, cuja data nacional de conscientização ocorre em 18 de setembro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Suplementos irregulares para tratar problemas de visão são proibidos pela Anvisa

• Diabetes na infância pode afetar a visão

Representando o Serviço de Onco-Hematologia do Hias, médicos da unidade irão participar da ação nacional “De Olho nos Olhinhos”, iniciativa de conscientização sobre o Dia de Combate ao Retinoblastoma, neste sábado (16), das 10h às 18h no North Shopping Fortaleza e no RioMar Fortaleza. Haverá exposição de informações, entrega de material educativo, esclarecimento de dúvidas pelos profissionais da saúde, além de atividades interativas com as crianças no local, realizadas por voluntários da Associação Peter Pan.

De acordo com a médica oftalmologista especialista em Oncologia Ocular do Hias, Daiane Memória, a doença pode chegar às formas mais graves mesmo no início da vida do bebê. Com a descoberta ainda no estágio inicial, há mais opções de tratamento, mas em casos mais avançados, pode ser necessária a retirada do globo ocular. Com uma demora maior no início do tratamento, a doença pode progredir para outros órgãos e levar à morte.

Continua depois da publicidade

“Quando conseguimos tratar o tumor ainda pequeno, a criança tem grande chance de manter o olho e, dependendo dos casos, até preservar a visão normal. Essa é uma vitória. Em algumas situações, as crianças já são diagnosticadas com tumor ocular grande, não sendo possível manter a visão. Nesses casos, o nosso foco é salvar a vida”, explica a especialista.

No restante do Brasil, alguns Shopping Centers atuarão neste sábado, dia 16 de setembro, para realizar a campanha neste mesmo formato. Confira a seguir alguns dos locais.

São Paulo - Shopping Taboão

Continua depois da publicidade

São Paulo - Shopping Eldorado

Rio de Janeiro - Via Parque

Belo Horizonte - Boulevard BH

Continua depois da publicidade

Salvador - Shopping da Bahia

Manaus - Manauara Shopping

Belém - Boulevard Belém

Continua depois da publicidade

Curitiba - Shopping Curitiba

Goiânia- Passeio das Águas

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software