Saúde

Coronavírus: população indígena da Região será testada

Segundo dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 839 índios já perderam a vida em decorrência da doença e 35.212 foram contaminados

Da Reportagem

Publicado em 07/10/2020 às 13:43

Atualizado em 07/10/2020 às 21:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Jjá foram realizados o procedimento nas populações indígenas das aldeias do Litoral Norte, Litoral Sul, Centro Oeste Paulista e Vale do Ribeira / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Continua depois da publicidade

O Governo de São Paulo atendeu à solicitação da deputada estadual Professora Bebel (PT) e vai realizar a testagem para Covid-19 de toda a população indígena do Estado. Segundo dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 839 índios já perderam a vida em decorrência da doença e 35.212 foram contaminados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No documento n º 2824/2020, enviado no dia 24 de junho à Secretaria Estadual de Saúde, a Professora Bebel relata que sua "preocupação com a população índigena é justamente o grau de infecção que acomete as aldeias indígenas de nosso Estado, de modo que se possa, após conhecer esse resultado, planejar medidas de combate à infecção nesta população específica".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Aldeia indígena da Região passa por dificuldade

• Casos de Covid-19 entre indígenas em Peruíbe provocam ação civil pública

• Coronavírus preocupa nas aldeias em Peruíbe

Ao acatar a indicação da deputada estadual Professora Bebel, o secretário Executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, informou que a testagem já está sendo realizado em parceria com o Instituto Butantan e colaboração da UNICAMP. De acordo com o secretário, até o momento já foram realizados o procedimento nas populações indígenas localizadas nas aldeias do Litoral Norte, Litoral Sul, Centro Oeste Paulista e Vale do Ribeira. Na capital, a testagem está sendo feita pela Secretaria Municipal da Saúde.

Satisfeita em ter sua solicitação atendida, a deputada estadual Professora Bebel ressaltou: "Esta pandemia é desafiadora, mas não descansei, realizando um trabalho intenso em defesa da vida de toda a população paulista sobretudo dos segmentos mais vulneráveis".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software