Sentir dor, por exemplo, não é normal, e serve como aviso de que algo não está bem no organismo. / Divulgação/SCR
Continua depois da publicidade
O corpo dá sinais a toda hora quando algo está errado com a nossa saúde. Sentir dor, por exemplo, não é normal, e serve como aviso de que algo não está bem no organismo – além de funcionar como um alerta de doenças. Para a reumatologia, esses sinais podem dizer muito e serem determinantes para diagnósticos. As doenças reumáticas podem acometer desde crianças até idosos, e por isso a Sociedade Catarinense de Reumatologia (SCR) destaca cinco sinais de que você deve procurar um médico reumatologista:
1 – Dor
Continua depois da publicidade
Conforme a reumatologista e vice-presidente da SCR, Adriana Zimmermann, a dor crônica é o principal sinal de que o reumatologista deve ser consultado. Dores na coluna, pescoço, tórax, lombar ou articulações precisam ser observadas. “Dor que persiste ou recorre por aproximadamente três meses precisa ser avaliada por um reumatologista”, diz a médica.
2 – Dificuldade e rigidez ao realizar movimentos articulares
Continua depois da publicidade
Rigidez articular de longa duração, principalmente no período da manhã, é um importante sinal de alerta.
3 – Inchaço
Inchaço das articulações acompanhado de calor na região; um dos sinais que evidenciam inflamação da articulação.
Continua depois da publicidade
4 – Alterações de cor
Alterações da cor (palidez, arroxeamento ou vermelhidão) das extremidades, principalmente mãos e pés, relacionadas com exposição ao frio ou com estresse.
5 – Fraqueza muscular
Continua depois da publicidade
Fraqueza muscular podendo manifestar-se com dificuldade para subir escada, levantar-se da cadeira e/ou pentear o cabelo.
A presidente da Sociedade Catarinense de Reumatologia, Mara Suzana Cerentini Loreto, destaca que algumas doenças são “silenciosas” e não manifestam sintomas, como é o caso da osteoporose. Por isso, é importante procurar um reumatologista para a sua prevenção, o correto diagnóstico e tratamento mais adequado.