São Vicente

SV: Parceria oferece atendimento psicológico remoto gratuito na rede de ensino

Seduc oficializou iniciativa com Rede de Acolhimento Psicológico Virtual na quarta-feira (5)

Da Reportagem

Publicado em 07/08/2020 às 21:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A parceria possibilitará a rede de ensino acesso mais rápido aos casos de violência intrafamiliar / MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação, oficializou, nesta quarta-feira (5), parceria com o grupo Prevenção e Enfrentamento das Violências contra Mulheres, Crianças e Adolescentes (Previmca). O lançamento do projeto da Rede de Acolhimento Psicológico Virtual foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Vicente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Rede de Acolhimento Psicológico Virtual terá como principal objetivo estabelecer uma conexão segura, por meio do atendimento psicológico remoto gratuito, aos participantes da comunidade escolar da rede municipal de ensino. Uma equipe voluntária especializada em psicologia estará à disposição de estudantes e suas famílias, além de profissionais da educação que, neste momento de distanciamento social e, também, no pós-pandemia, venham requerer apoio em questões de caráter emocional e comportamental.

Continua depois da publicidade

A parceria possibilitará a rede de ensino acesso mais rápido aos casos de violência intrafamiliar, permitindo atuar com maior efetividade no enfrentamento às diferentes formas nas quais às violências se caracterizam e estruturam no ambiente doméstico e comunitário.

Nos próximos dias, as equipes gestoras das unidades escolares receberão as informações que poderão ser transmitidas às equipes docentes,  alunos e famílias.

Continua depois da publicidade

Os atendimentos serão agendados e realizados por vídeochamadas por meio do aplicativo WhatsApp, com duração de 40 minutos em média.

O atendimento não tem a função terapêutica. No entanto, oferece um momento inicial de escuta e acolhimento às necessidades e sentimentos das pessoas atendidas, com observações e orientações acerca das situações vivenciadas que afetam o seu cotidiano.

O projeto da Rede de Acolhimento Psicológico Virtual tem o apoio institucional do Rotary Club de São Vicente, Rotary Club de São Vicente Satélite PREVIMCA, da OABSV - 44ª subseção da OABSP e da Creative, e conta com as ações de suporte oferecidas pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software