Equipe de Jair começa a dar voos maiores com ajuda de dona Berê e muito talento do time / LUIZ DA SILVEIRA / ARQUIVO PESSOAL
Continua depois da publicidade
Ela se tornou sucesso na web com sua comédia afiada e cirúrgica, entrevistou políticos, foi narradora da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente e agora, junto de seu criador, é claro, vai dirigir um dos maiores espetáculos do litoral paulista. Sim, dona Berê voltará a fazer parte da maior produção cultural de São Vicente neste começo de ano e Jair Moreira estará à frente da maior criação da cultura vicentina.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Para quem não está se recordando muito bem, Dona Berenice, a 'Berê', para os mais íntimos, é uma das muitas personagens criadas pelo vicentino Jair Moreira. Após fazer enorme sucesso dando pitacos sobre a cidade na internet e entrevistar candidatos durante as eleições municipais de 2020, ela se tornou parte integral da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Para 2023, a responsabilidade cresceu ainda mais.
“Eu tinha um grupo chamado Tartuffos Cênicos que dialogava com um teatro que não era o teatro na internet e eu acho que foi um momento que a pandemia rompeu essa ideia. Os grupos de teatro tiveram que construir um novo olhar e percebi que muitos acabaram por esse novo olhar crítico e eu tive que experimentar. E aí eu criei o novo nome. Falei assim, ‘bom, eu vou criar outro nome porque aí se não der certo, esse nome fica lá’.
Continua depois da publicidade
E aí criei a plataforma que veio com esse lugar de teatro online, intervenção online e tudo mais. A plataforma ficou tão grande que eu tive que migrar para ela e agora temos a ‘equipe plataforma’. Mas quem providenciou tudo isso foi a Berê. Eu não posso dizer, deixar de dizer sobre aquela frase, que é clichê até, mas que todos os artistas falam: ‘o teatro salva’. A educação e a cultura, elas unidas, elas salvam e a minha personagem a Berenice salvou toda a minha equipe, o meu grupo, que que sempre viveu de teatro”, explica Jair.
“Eu tinha uma responsabilidade como líder e a Berê veio como uma personagem mais velha, no sentido de idade dos personagens, como a matriarca da companhia e ela salva todo mundo, ela rege esse novo momento e ninguém imagina. É uma personagem que não dialoga com a modernidade, pelo contrário, ela é uma viajante do tempo, é uma senhora moderna, mas que nunca tinha interagido com as redes sociais e na verdade isso foi o grande barato, isso caiu como uma luva porque as pessoas adoraram aquela senhora atrapalhada que não entende nada, mas quer estar ali porque é o momento”.
Com isso, Jair teve a ideia de colocar Berê em destaque também junto ao meio político. As entrevistas com os candidatos à Prefeitura Municipal renderam engajamento e Berê se tornou uma vicentina obrigatória na história da Cidade. Rapidamente, ela começou a aparecer como contadora de histórias, abria shows, animava eventos e levou Jair e sua equipe a um novo patamar.
Continua depois da publicidade
“Ela conseguiu abrir esses caminhos. Lógico, tem eu que estou ali vestido de Berenice, mas é a personagem que intui, a personagem que leva a gente pra esse lugar”.
Com isso, a plataforma que a princípio começou de forma online, passou a evoluir e deixou uma pequena sala para se tornar um amplo espaço para reuniões, aulas, encontros e berço da criação de novas ideias.
“Atualmente somos oito pessoas. É a Thayany Muniz, Alê Machado, Danny Pereira, Amanda Freixo, Kevelin Salvador, Hugo Henrique e Yuri Diniz, além de mim. A gente construiu um espaço sensacional de dois andares. Nós estamos aqui na batalha pra que tudo cresça cada vez mais e sejamos referência dessa luta cultural aí pra que ela sobreviva depois de um desgoverno para que agora esse ano de 2023 seja o ano da cultura e que a gente emende muitas pontes”.
Continua depois da publicidade
Em um círculo praticamente completo, o que se iniciou com Berê sendo reconhecida dentro de São Vicente se consolidou neste começo de ano, quando a Plataforma Jair Moreira ficou em primeiro lugar entre os habilitados para o Edital de Chamamento Público N.º 02/2022 para Concurso de Projetos Culturais para a Realização da “Encenação da Fundação da Vila de São Vicente - Edição Especial de 40 Anos”.
“O coletivo cria um projeto, eu dou o ponto de partida como diretor, como uma liderança, mas aí vem toda a equipe, com suas experiências, onde cada um tem o seu terreno seguro da criação de um projeto, então um vem com a pesquisa de linguagem, um que vem com a pesquisa do texto, um vem com a profundidade dos objetivos, um vem com as justificativas e aí a gente faz um lindo projeto que interage com a modernidade dentro da comunidade e nós ganhamos em primeiro lugar”, explica Jair.
“Nós estamos muito felizes de ter essa oportunidade dentro da ‘Fundação da Vila de São Vicente’ e termos passado em primeiro lugar. Lembrando que são cinco grupos selecionados, então cinco grupos terão as suas encenações, mas a gente está em primeiro e muito feliz com isso”.
Continua depois da publicidade
E se havia alguma dúvida sobre a presença da senhorinha mais descolada de São Vicente na participação do evento, o público pode ficar tranquilo.
“Sim, vocês verão a Berê na encenação assim como várias outras personalidades que passaram na minha trajetória como diretor. Essa encenação que a gente constrói vai falar muito com a modernidade e nós teremos um momento ‘metaverso’. Esse momento vai homenagear encenações anteriores e a personagem coloca aqueles óculos de realidade virtual e ela assiste uma encenação passada, uma releitura de uma encenação passada, então os artistas da comunidade que sempre participam da encenação farão essa releitura das encenações, interagindo e interpretando o momento metaverso”, afirma.
Continua depois da publicidade