Além do aprendizado financeiro, os jogos abordam temas multidisciplinares, alinhados com as 17 metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral da ONU / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Em parceria com o Instituto Brasil Solidário, a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) está implementando aulas de educação financeira em dez unidades escolares. A ação inclui a capacitação de 81 professores e a entrega de 214 jogos didáticos para o aprendizado lúdico dos estudantes.
A proposta contempla o Ensino Fundamental e pretende despertar nos alunos um senso crítico em relação ao gerenciamento financeiro pessoal. Aliado à aprendizagem teórica, os dois jogos (Piquenique e Bons Negócios) trazem situações financeiras do cotidiano, estratégias de compra e venda, aplicação de recursos e análise de riscos.
Continua depois da publicidade
Além do aprendizado financeiro, os jogos abordam temas multidisciplinares, alinhados com as 17 metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), como o consumo consciente, nutrição saudável, cidadania, mobilidade urbana, economia doméstica, entre outros.
O aprendizado financeiro dá aos estudantes o estímulo de aplicar o conhecimento adquirido para situações além da sala de aula, como meio de melhorar a qualidade de vida, alinhando o papel social que a escola desempenha neste conceito, assim como proporcionar no futuro uma independência pessoal consolidada.
Continua depois da publicidade
As escolas assistidas inicialmente pelo projeto são: AMEI Rei Pelé, U.E. Professora Eulina Trindade, U.E. Ercília Nogueira Cobra, U.E. Professora Laura Filgueiras, U.E. Leonor G. Alves Stoffel, U.E. Manoel Nascimento Jr., U.E. Mário Covas Jr., U.E. Octávio de Césare, U.E. Professora Raquel de Castro Ferreira e U.E. Duque de Caxias.
Continua depois da publicidade