São Vicente
Acompanhado do prefeito Kayo Amado e do deputado estadual Caio França, encontro visa parceria para revitalização do sítio arqueológico onde se encontrava o primeiro porto alfandegado do Brasil.
o Porto das Naus, no Japuí, recebeu a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
No domingo (5) o Porto das Naus, em São Vicente, recebeu a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, acompanhado do deputado estadual, Caio França. Recebidos pelo prefeito Kayo Amado e o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Alexsandro Ferreira, o intuito do encontro foi observar a área para iniciar a elaboração de um projeto de revitalização do local como atração turística e de pesquisa, já que se trata de um sítio histórico do início da colonização brasileira.
Kayo Amado explicou a parceria entre Município, Estado e União. “O Porto das Naus possui ruínas de um antigo engenho. Também é o local onde foi implantado o primeiro trapiche alfandegário do Brasil. Reconhecendo a história, isso o torna muito importante. Nossa missão é elaborar o projeto e apresentar ao ministro, que se dispôs a buscar os recursos para a execução”.
Continua depois da publicidade
O projeto de reurbanização abrangerá todo o trecho que liga a saída da Ponte Pênsil até o Porto das Naus, incluindo a ciclovia.
“É importante aproveitar o momento para resgatar a história do Brasil que passa por São Vicente, inclusive a questão do Porto das Naus”, ressaltou Caio França.
Continua depois da publicidade