São Vicente

São Vicente recebe o projeto CPFL para ensinar sobre energia elétrica

A proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências, mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades

Da Reportagem

Publicado em 22/05/2023 às 13:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em 2021, o CPFL nas Escolas atendeu 66 municípios, 1.800 professores e 33.500 alunos / Divulgação

Continua depois da publicidade

A carreta itinerante do Projeto CPFL nas Escolas estará localizada na Avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta, nº 811, Parque Bitarú, de 9 a 20 de maio de 2023. A previsão é que até junho de 2023, as carretas itinerantes atinjam 20 mil alunos e 4 mil professores


 

De 9 a 20 de maio, o município de São Vicente contará com as atividades da Ação Itinerante CPFL nas Escolas, em que os alunos e professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o tema energia elétrica e eficiência energética por meio de atividades lúdicas, que estarão divididas por turmas credenciadas. A carreta itinerante estará localizada na Avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta, nº 811, Parque Bitarú, e atenderá os alunos do 1º ao 5º ano das escolas participantes: E.E. Alexandrina Santiago Netto- Praia Grande; Professora Magali Alonso - Praia Grande; E.E. Governador Mário Covas Jr. - São Vicente; E.E. Margarida Pinho Rodrigues - São Vicente; e EE Antonio Luiz Barreiros - São Vicente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cartões com conteúdo sexual escritos por Diana são vendidos em leilão

A proposta da Ação Itinerante é que educadores e alunos interajam com os conceitos de energia elétrica e eficiência energética, suas práticas de conservação e a utilização racional dos recursos e meio ambiente. Esta é a dinâmica no projeto "CPFL nas Escolas -- Energia em Jogo", uma iniciativa do Grupo CPFL, que dissemina muito conhecimento sobre o por meio das carretas itinerantes aos municípios visitados, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento aos jovens beneficiados. "Desde o início do programa, ainda em 2010, cerca de 200 mil pessoas já foram atingidas pela iniciativa. A previsão é que até junho de 2023, as carretas itinerantes atinjam 20 mil alunos e 4 mil professores", prevê Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.

 

Continua depois da publicidade

Entre as atividades praticadas durante a visitação das carretas aos municípios, estão ações lúdicas, com jogos educativos e interativos, onde os alunos são convidados a explorar e conhecer as diversas formas de energia, - seja por meio de jogos digitais com recursos tecnológicos, jogos de tabuleiro ou mesmo experimentos ligados à ciência. De acordo com Natália Zanni, Gestora do Projeto CPFL nas Escolas, a iniciativa vem para somar os esforços empregados no projeto "CPFL nas Escolas" e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia.

Natália explica que, desde o início do funcionamento das carretas, em 2010, já foram alcançadas 200 mil pessoas, de público em geral, em sua maioria, alunos e professores, em 89 municípios da área de concessão do grupo CPFL. "Consumir energia de maneira consciente é importante para reduzir os impactos ao nosso futuro. Por isso, elaboramos ações interessantes e com formatos diferentes para trazer dinamismo ao projeto. Desta forma, a sociedade em geral tem ferramentas e conhecimentos suficientes para mudar seus hábitos e trabalhar a conscientização sobre uso eficiente de energia, a cultura da eficiência energética e o desenvolvimento sustentável para tornar o mundo mais justo para todos", finaliza.

PROJETO CPFL NAS ESCOLAS

Continua depois da publicidade

CPFL nas Escolas -- Energia em Jogo é uma iniciativa da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - Programa de Eficiência Energética -- PEE; CPFL Energia; CPFL Paulista; CPFL Piratininga; CPFL Santa Cruz; e com realização do Instituto Crescer.

Segundo a diretora do Instituto, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:

  • Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente;
  • Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo;
  • Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.

RESULTADO E META CPFL NAS ESCOLAS

Continua depois da publicidade

Em 2021, o CPFL nas Escolas atendeu 66 municípios, 1.800 professores e 33.500 alunos.

A meta de atendimento em 2022 é chegar a 90 mil alunos por meio de 2.400 professores em 221 cidades da área de concessão da CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz e da CPFL Piratininga. Para isso, este ano o projeto tem como inovação as carretas itinerantes com atividades educacionais, jogos com a temática de energia e experimentos científicos, que irão até os estudantes e professores dos municípios atendidos pelo projeto.

As escolas pré-selecionadas serão chamadas pelas Secretarias de Educação. As interessadas em participar do projeto podem se inscrever pelo WhatsApp: (11) 97123-1396 e obter mais informações no site.

Continua depois da publicidade

SOBRE A RGE

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software