A reunião tem como objetivo a composição de um grupo que irá debater propostas e legislação para municipalização dos créditos de carbono / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Na terça-feira (15), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), participou de reunião com a Frente Nacional de Prefeitos sobre o mercado de carbono para os municípios.
A reunião tem como objetivo a composição de um grupo que irá debater propostas e legislação para municipalização dos créditos de carbono.
Continua depois da publicidade
O mercado de carbono funciona por meio da obtenção de créditos por empresas e países que reduziram a emissão de poluentes. Os créditos de carbono têm valor comercial e correspondem a uma tonelada de CO2 não emitido na atmosfera
De acordo com a secretária da Sedec, Juliana Santana, "essa certificação abre portas para que as prefeituras negociem este serviço e possam arrecadar recursos através de ações de redução de emissão ou por manutenção de suas áreas de proteção ambiental preservadas."
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que, com a regulamentação, o Brasil seja um dos países com maior potencial para atuar no mercado de redução de emissão dos gases de efeito estufa. São Vicente fará parte deste grupo pioneiro que envolve cerca de 20 municípios de todo o país.
Continua depois da publicidade