São Vicente

São Vicente inicia obra da Linha Vermelha para via mais acessível

Obras contemplarão nova calçada, pontes para pedestres, ciclovias e travessias para veículos

Da Reportagem

Publicado em 14/09/2023 às 19:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A estimativa de entrega é de 12 meses / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

São Vicente vai colocando ponto final em mais uma história envolvida por transtornos e burocracias. Na manhã desta quarta-feira (13), sob supervisão da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), foi iniciada a reurbanização da Linha Vermelha, que contemplará, com 1 km de extensão, da Avenida Vereador Diego Pires de Campos até a Rio de Janeiro, no bairro Vila São Jorge. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra abrange trechos importantes da Cidade, como por exemplo de acesso ao Hospital do Vicentino. Com nova calçada, ciclovia, pontes para pedestres e travessias para veículos. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Inspirado em caso Kayky Brito, motorista faz 'vaquinha' após assalto em São Vicente

Nos últimos anos, a Avenida Monteiro Lobato, do Canal da Linha Vermelha, foi caracterizada por abandono, com buracos, entulhos, muretas e passarelas quebradas. A atual gestão assumiu com as obras já em andamento e encontrou uma série de problemas no antigo contrato. A Administração Municipal, então, refez o planejamento, abriu nova licitação e contratou a nova empresa para executar os serviços. A previsão de conclusão das melhorias é de 12 meses. 

O prefeito Kayo Amado recordou as burocracias enfrentadas no caminho até o início dos trabalhos. "O convênio havia sido firmado em 2019. Eram três empresas diferentes executando a mesma obra e isso não estava funcionando. Refizemos o projeto, aprovamos novamente com o Governo do Estado, vencemos a burocracia, e hoje, enfim, isso está se tornando realidade. É mais uma antiga demanda da população que estamos atendendo".

Continua depois da publicidade

Orçada em R$2,4 milhões, a obra é custeada com aporte financeiro de R$1,65 milhão do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). O restante é arcado via recursos do Município.

"Vamos recuperar as calçadas e muretas, além de qualificar a passagem de pedestres, que está bem deteriorada. Haverá também travessias para melhorar a passagem de veículos, sobretudo o acesso ao Hospital do Vicentino", detalha o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira. 

Centro de cara nova - Quem passa pela avenida da praia, centro comercial e demais regiões estratégicas da Cidade já se depara com diversas obras que vêm dando cara nova à Primeira Cidade do Brasil. A reurbanização da Linha Vermelha é mais uma iniciativa que visa proporcionar melhorias à população, tratando-se de um trecho estratégico que faz divisa com Santos. 

Continua depois da publicidade

A gestão municipal tem promovido um pacote de melhorias estruturais, com plano de drenagem buscando amenizar os impactos da chuva, revitalizações de equipamentos turísticos, obras de desenvolvimento na Área Continental e de qualificação no centro comercial. A proposta visa resgatar o orgulho do vicentino por suas raízes e fomentar o turismo da Cidade, potencializando, consequentemente, a economia local.

"É um grande projeto para ressignificar o conceito que muitas pessoas têm de São Vicente. Todas essas melhorias no eixo centro-praia e demais pontos visam trazer cara nova à Cidade e despertar interesse no empresariado para que invistam em São Vicente. Não é apenas a reurbanização da Linha Vermelha, é a recuperação de um prestígio", concluiu o prefeito Kayo Amado.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software