São Vicente

São Vicente entrega 2ª fase do Hospital do Vicentino; leitos chegam a 105

Novo espaço conta com 18 leitos de UTI, 20 leitos de enfermaria, cinco de recuperação anestésica, aparelho para videolaparoscopia e quatro salas cirúrgicas

Jeferson Marques

Publicado em 07/03/2023 às 16:04

Atualizado em 07/03/2023 às 16:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Kayo Amado entrega 2ª fase do Hospital do Vicentino / Nair Bueno/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (7), às 10h30, aconteceu em São Vicente a entrega da 2ª fase do Hospital do Vicentino. Com uma área de 1.241,49 metros quadrados construídos no andar térreo, anexo ao prédio entregue na 1ª fase, em junho do ano passado, o espaço conta com quatro salas de cirurgia, cinco leitos de recuperação anestésica, 20 leitos de enfermaria cirúrgica e mais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Autoridades e o prefeito da cidade, Kayo Amado, estiveram presentes, além da secretária de saúde, Michelle Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Imponente e bem localizado, o Hospital do Vicentino passa a ser um marco para a cidade, que sofreu nos últimos anos com o sucateamento da sua saúde em prédios que atendiam aos munícipes em situações precárias.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Vicente abre inscrições para curso de Aperfeiçoamento em Excel nesta segunda (6)

• Encenação de São Vicente gera ideia de reality show com premiação de R$ 1 mil

• São Vicente: Saúde avança e proporciona instalações para crescimento profissional

"Momento histórico, pois, agora, temos um hospital de verdade no município. Toda a parte hospitalar, de internação e cirurgia vem para cá. Estamos cumprindo aquilo em que nos comprometemos: organizar o sistema de saúde de São Vicente", comemora Amado.

Sobre o Crei, Amado diz que o processo para a demolição da unidade está em andamento. Hoje, a parte hospitalar passa a se concentrar toda no Hospital do Vicentino, desmobilizando, aos poucos, o Crei.

Continua depois da publicidade

"Com a inauguração de hoje damos mais um passo importante para a desmobilização do Crei e futura demolição daquele prédio. Lá, iremos erguer a nova Unidade de Pronto Atendimento Central. A previsão (para a demolição) depende da parte burocrática que o próprio processo de licitação costuma ter, mas acredito que em dois meses esteja sanado", explica.

O custeio de toda a saúde de São Vicente gira em torno de R$ 4 milhões mensais. Segundo o prefeito, é um trabalho frequente de busca por verbas, batendo na porta de deputados e governador, por exemplo. E adiantou que ainda na noite desta terça (07) está viajando para Brasília em busca de mais recursos.

"Temos que trabalhar e correr atrás. É colocar a pastinha debaixo do braço e lutar. Não adianta eu ficar reclamando das dívidas, pois o povo me elegeu justamente para resolver os problemas. E, enquanto houver problemas, estaremos buscando soluções", enfatiza.

Continua depois da publicidade

As primeiras intervenções para a estreia das salas estão marcadas para quarta-feira (8), às 10 horas. Serão duas cirurgias de vesícula. Outra novidade é que dentro do Centro Cirúrgico terá a Central de Esterilização de Materiais, que conta com duas autoclaves que vão esterilizar o material para todo o Município.  

“Depois de muito trabalho é gratificante entregar esse novo espaço que vai disponibilizar mais oito leitos de UTI para a Cidade, tendo em vista que na primeira fase tínhamos apenas 10 leitos. A partir de agora, as cirurgias vão poder ser realizadas nesta nova instalação, com os nossos profissionais e com toda a estrutura que um hospital de verdade tem. Fico muito feliz e realizada em ver que esse projeto virou realidade e ainda vai melhorar o sistema de saúde da Primeira Cidade do Brasil. Não é só um hospital que está sendo entregue. É o amor e a dedicação de uma equipe inteira, que está trabalhando junto para que esse sonho se torne realidade”, diz Michelle Santos, secretária da Saúde.

Quarteirão da Saúde

Continua depois da publicidade

O Quarteirão da Saúde contempla, além do Hospital do Vicentino, agora ampliado com a entrega da Fase 2, os seguintes equipamentos de saúde de atenção especializada: Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (CATO), Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD), Centro de Atenção Psicossocial (Caps III Mater) e Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência – Reabilitar I.

Essas unidades foram inauguradas em 28 de fevereiro deste ano e passam e funcionam em novo prédio, ao lado do Hospital do Vicentino, na Rua Costa Rego, s/n.

Todas essas novidades fazem parte do Programa Nova Saúde São Vicente, anunciado pelo prefeito Kayo Amado em dezembro de 2021.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software