São Vicente

São Vicente avança nas tratativas para entrada na Poligonal do Porto

Regiões da Área Continental foram selecionadas para processo de expansão

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2024 às 22:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As negociações foram iniciadas em setembro de 2023, com a formalização de interesse por parte da Prefeitura / DivulgaçãoPMSV

Continua depois da publicidade

Na manhã da última quinta-feira (13), uma audiência pública foi realizada na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) para discutir a expansão poligonal do complexo marítimo, com foco no crescimento da movimentação de cargas e instalação de atividades e serviços com maior valor agregado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Dentro da proposta, foram incluídas regiões da Área Continental. As áreas sugeridas são próximas à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, enquadradas na zona industrial do Município, e estrategicamente posicionadas próximas a rodovias, ferrovias e regiões com potencial para futuras hidrovias. 
 
“A expectativa é de atração de investimentos públicos e privados para infraestrutura, logística e desenvolvimento industrial, contribuindo para o crescimento econômico sustentável de São Vicente”, explica o prefeito Kayo Amado.
 
As negociações foram iniciadas em setembro de 2023, com a formalização de interesse por parte da Prefeitura. Após diversas reuniões com as equipes técnicas de ambas as instituições, em fevereiro deste ano foi encaminhada à Autoridade Portuária a documentação georreferenciada das áreas propostas. De acordo com a apresentação realizada na audiência pública, as áreas de São Vicente são vocacionadas à operação retroportuária e de transformação, voltadas à agregação de valor. A próxima etapa, de aceitação e homologação da proposta, é de responsabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos.
 
“Com a entrada na Poligonal do Porto, São Vicente pretende fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na Área Continental, através da atração de empresas do setor”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana.
 
A tratativa é parte de uma grande estratégia visando alavancar as principais potencialidades do Município. A Administração Municipal traçou três pilares em prol do crescimento da Cidade: a construção civil, a reestruturação do eixo centro-praia e o desenvolvimento da Área Continental, elemento atrelado ao processo de entrada da região na Poligonal do Porto.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software