São Vicente é o primeiro povoado colonial permanente estabelecido na América Portuguesa, em 1532 / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
A partir de 2024 uma nova e sustentável mudança chegará às vidas financeiras dos vicentinos. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ganhará um novo formato, assemelhando-se a uma carta em papel A4.
Essa iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), visando impulsionar a sustentabilidade ambiental e adotar uma alternativa mais econômica. Os contribuintes receberão o novo formato contendo informações sobre as guias para pagamento em cota única ou parcelado, bem como detalhes sobre o imóvel e sua inscrição imobiliária.
Continua depois da publicidade
A medida é parte de um esforço significativo da administração municipal para reduzir o consumo de papel e minimizar o impacto ambiental gerado pela produção de documentos físicos. Ao adotar essa nova abordagem, a Cidade se destaca como um exemplo consciente na busca por uma forma mais sustentável de cobrança de impostos.
Essa transição para o formato ecológico também trará benefícios para os vicentinos, tornando o entendimento das informações e o processo de pagamento mais simples e acessível.
Continua depois da publicidade
A secretária da Sefaz, Elisângela Domingues, ressalta que “no modelo anterior, eram mais páginas de papel. Agora, tivemos redução nessa quantidade. Além disso, ficou mais barata a impressão do carnê do IPTU. Como a quantidade impressa é grande, cerca de 120 mil unidades, a economia é positiva para o município, sendo aproximadamente R$ 100 mil de redução nos custos de impressão e distribuição”.
Continua depois da publicidade