Kayo Amado alcançou a marca de 38,65% de citações em seu nome na pesquisa realizada entre os dias 19 e 23 de abril deste ano / Facebook/Kayo Amado
Continua depois da publicidade
Quase 40% dos eleitores de São Vicente entrevistados pelas equipes da GovNet/Opinião Pesquisa não precisaram nem do cartão dos entrevistadores para destacarem que o nome do atual prefeito é o favorito para as eleições deste ano. Ao todo, Kayo Amado alcançou a marca de 38,65% de citações em seu nome na pesquisa realizada entre os dias 19 e 23 de abril deste ano.
Além de Kayo Amado, outros nomes, que talvez não estejam no páreo para o cargo máximo da Prefeitura de São Vicente, também foram citados pelos entrevistados. Atrás de Amado, o atual vereador Tiago Peretto (PL) vem em segundo lugar, com 2,99% das intenções de votos. Fechando o 'pódio', Pedro Gouvêa foi citado por 1% dos eleitores abordados.
Continua depois da publicidade
Na sequência, surgem os nomes de José Eduardo Ottoni de Almeida Filho (DEM), o Doca, com 0,75% de citações, JhonySasaki (PSB), também com 0,75%, o deputado estadual Caio França (PSB), com 0,50%, a deputada federal Rosana Valle (PL), com 0,50% e a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil), também com 0,50%.
Outros nomes somaram 1,25% das entrevistas realizadas, enquanto 'nenhum' foi citado por 2,49% dos eleitores abordados. Mais da metade das pessoas, entretanto, disseram não saber em quem votariam sem ter opções: 50,62%.
A taxa de indecisos, neste cenário espontâneo, é maior de acordo com o baixo grau de escolaridade do entrevistado. Entre os eleitores abordados que têm apenas Ensino Fundamental, o número de pessoas que não soube citar nenhum nome de possíveis candidatos é grande: 61,34%.
Continua depois da publicidade
Este número é um pouco melhor quando se leva em consideração todos aqueles que disseram ter Ensino Médio, mas, ainda assim, é preocupante, visto que 49,79%, quase metade das pessoas que cursaram pelo menos um dos três últimos anos da educação considerada básica, declararam não saber citar nenhum nome.
Por fim, entre aqueles que cursaram o Ensino Superior, quase 3 a cada 4 souberam citar algum nome ou declararam que não votariam em ninguém. Entre os entrevistados que frequentaram uma universidade, apenas 26,67% não soube citar um possível candidato em quem votariam em outubro deste ano.
Continua depois da publicidade