Publicação do prefeito Kayo Amado no Diário Oficial restabeleceu a Secretaria de Cultura (Secult) / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Menos de um ano após a Secretaria de Cultura (Secult) de São Vicente ter sido integrada a outras pastas, o órgão volta a existir de maneira avulsa e com chefe de departamento dedicado exclusivamente para a classe.
Originalmente, a Secult atuava como organização única e tratava apenas de assuntos relacionados a implementar e gerir o plano municipal de cultura, estabelecer diretrizes, formular, implementar e avaliar a política de cultura, incentivar formas de economia criativa e outros temas correlacionados.
Continua depois da publicidade
Em 13 de novembro de 2021, a Administração Municipal decidiu reestruturar as secretarias e, por meio do Diário Oficial, divulgou a Lei Complementar 1.033, que uniu múltiplas pastas para conceber a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (SECEC). À época, a comunidade artística e profissionais do esporte teceram duras críticas às mudanças e a Prefeitura de São Vicente utilizou as redes sociais para explicar as modificações.
"A Prefeitura readequou algumas secretarias para tornar a gestão mais moderna. Nas redes sociais, circularam muitos comentários de que algumas secretarias foram extintas e, como consequência, políticas públicas seriam enfraquecidas. A verdade é que a readequação torna as pastas mais fortes e efetivas. Nesta publicação, esclarecemos a criação da SECEC (Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania)", explicou a Administração.
Continua depois da publicidade
"A ideia é reunir esporte e cultura, dois pontos fundamentais na geração de oportunidades. Dessa forma, é possível fortalecer a cidadania em São Vicente. As pastas não perderão orçamento, nem estrutura. Ao contrário, ganham o reforço de subsecretários conduzindo as políticas públicas, coordenados pelo secretário, que vai atuar no alinhamento dos projetos às ações de governo e na busca de recursos nas esferas federal e estadual", completou.
Menos de um ano após a mudança, entretanto, o cenário foi revertido.
A Administração Municipal divulgou, no começo da tarde de sábado (24), uma edição extra do Diário Oficial onde o prefeito sancionou a lei complementar 1065, que entre outras mudanças, decretou o retorno da Secult, exatos 315 dias após sua integração à agora extinta SECEC.
Continua depois da publicidade