Conquista foi viabilizada por uma grande parceria entre Prefeitura, EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e Estado / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias
Na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito Kayo Amado divulgou novidades sobre a extensão da linha do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) para a Área Continental de São Vicente. Através de uma live, ele divulgou que, nas próximas semanas, será expedida a ordem de serviço para o início das obras.
Continua depois da publicidade
"É com muita alegria que venho trazer essa notícia pra vocês. O VLT na Área Continental é uma prioridade nossa desde o primeiro dia de trabalho. Conseguimos fazer o orçamento constar no Governo do Estado, a licitação sair do papel e, agora, os trabalhos estão prestes a acontecer", detalhou.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O projeto é dividido em duas partes. As primeiras intervenções - que terão início em breve, após o vencimento de todos os trâmites burocráticos -, consistem na recuperação do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, onde será ampliado o número de estacas, reestruturada a parte ferroviária e construída uma ciclovia. O gerenciamento do serviço é de responsabilidade do consórcio Paulitec-Agis.
Já a segunda etapa contempla o trecho ferroviário pós-ponte, que ligará o veículo à Área Continental com a construção de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.
Continua depois da publicidade
População terá apresentação sobre obras do VLT no Centro de Santos
Além do anúncio da ordem de serviço para início das intervenções, Kayo Amado divulgou na transmissão a publicação do Governo do Estado oficializando a realização de uma audiência pública para a abertura da licitação do segundo trecho da Fase 3. O encontro será no dia 10 de abril, na Câmara Municipal. Os estudos ambientais foram concluídos pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e, agora, o projeto passará pela audiência para que, então, haja o processo de manifestação e contratação do consórcio vencedor para as obras do trecho pós-ponte.
Onde o Município entra
A conquista foi viabilizada por uma grande parceria entre Prefeitura, EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e Estado. O recurso necessário foi adquirido via repasses do Governo de São Paulo.
Passagens de VLT e ônibus intermunicipais da Baixada Santista ficarão mais caras em janeiro
Interveniente do projeto, a Administração Municipal foi responsável pela elaboração do documento ‘as built’, traduzido como ‘como construído’. O relatório integra todas as obras executadas sob supervisão da Prefeitura de São Vicente.
"Dissemos que iríamos trabalhar para isso. Hoje, o que era sonho, se torna realidade. O prazo da EMTU é para conclusão dos serviços em 2028. Mas se a gente nunca tivesse começado, essa conquista não seria alcançada nunca. Muito feliz pela novidade. Nossa Área Continental merece", concluiu o prefeito.
Continua depois da publicidade