São Vicente

Kayo Amado cobra convênio de R$2,5 milhões mensais para Hospital do Vicentino

Medida busca inserir apoio do governo de SP para ajudar a custear e ampliar serviços do principal hospital público de São Vicente

Da Reportagem

Publicado em 05/09/2023 às 10:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Hospital do Vicentino é referência e pode ser uma peça fundamental na regionalização da saúde da Baixada Santista / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito Kayo Amado entregou em mãos um ofício ao secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, solicitando convênio de R$2,5 milhões mensais para custeios do Hospital do Vicentino. As autoridades se reuniram, junto da deputada estadual Solange Freitas, para prestigiar a Carreta da Mamografia, iniciativa do governo de São Paulo com apoio da Prefeitura que está promovendo exames de câncer de mama na Área Continental de São Vicente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O pleito do chefe do Executivo vicentino é que o HDV, um dos principais hospitais em estrutura da Baixada Santista, seja mantido sob parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, que ajudaria a custear as despesas do equipamento e, consequentemente, qualificar os serviços. O Município, em contrapartida, disponibilizaria leitos de internação para toda a região. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PM morre e outro fica ferido após atropelamento em São Vicente

"O secretário veio nos visitar e eu já estava pronto, com ofício não, pedindo ajuda. Entreguei o ofício com todas as informações que nos credenciam a receber mais recursos para reforçar a saúde em nossa cidade, especialmente no Hospital do Vicentino,  que tem 105 leitos, quatro centros cirúrgicos e tudo para se tornar uma referência na região", explica o prefeito. 

O Hospital do Vicentino é referência e pode ser uma peça fundamental na regionalização da saúde da Baixada Santista. Vale ressaltar que São Vicente é geograficamente localizada no centro da região.

Continua depois da publicidade

Eleuses Paiva reiterou a fala do prefeito, e garantiu que o diálogo com o Executivo e Legislativo tem sido constante para proporcionar melhorias aos moradores de São Vicente e toda a Baixada Santista. "Tenho falado muito sobre a importância de pensarmos na saúde de forma regional. Eu quero e vamos trabalhar para que os problemas da Cidade e de toda a Baixada sejam resolvidos simultaneamente". 

"É preciso de uma parceria muito grande entre os municípios para a ampliação de oferta de serviço. Com essa estrutura, é possível implementar uma assistência à saúde adequada para a população", complementou o secretário.

Inaugurado em junho de 2022, o Hospital do Vicentino possui estrutura ampla. O investimento contou com duas fases para conclusão das obras. Na primeira, foram entregues dez leitos de UTI, um para estabilização, 35 de clínica médica e nove para pediatria. 

Continua depois da publicidade

Já na segunda, foram entregues quatro salas cirúrgicas totalmente equipadas, o que viabilizou procedimentos inovadores no Município, como a realização de cirurgias pediátricas e por vídeo. A Cidade foi contemplada com a primeira Central de Material e Esterilização, mais nove leitos de UTI adulto, três de estabilização, 22 de clínica cirúrgica e dois de clínica médica, totalizando, então, 105 leitos hospitalares, além de dez especialidades.

A entrega do equipamento integra o 'Programa Nova Saúde São Vicente', que visa reformular o cenário da saúde pública na Primeira Cidade do Brasil.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software