POLÍTICA

Homenageando MC Primo, Câmara de São Vicente aprova Dia do Funk

Legislativo aprovou, no último dia 16, uma proposta do vereador Professor Thiago Alexandre

LG Rodrigues

Publicado em 21/03/2023 às 18:00

Atualizado em 21/03/2023 às 18:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Câmara dos Vereadores de São Vicente / Nair Bueno / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

O Legislativo vicentino votou e aprovou, no dia 16 deste mês, o projeto de lei 14/2023, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia do Funk. De autoria do vereador Professor Thiago Alexandre, a matéria tem como objetivo servir, também, de homenagem ao funkeiro MC Primo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• MC Marcinho, o príncipe do funk, realiza show em Santos

• Kevin o Chris traz festa I Love Rio e o melhor do funk carioca para SV

• Audiência de PM acusado de matar menino em baile funk é adiada pela 2ª vez

Gênero musical popular em todo o Brasil, o funk tem seu berço original nos bailes do Rio de Janeiro, mas a Baixada Santista também adotou rapidamente o estilo, que firmou a Baixada Santista como sua segunda casa, mesmo que de maneira informal.

"O funk se popularizou na Baixada Santista, tendo uma identidade própria dentro das características do ritmo, melody, montagens e expressão dos excluídos na busca de atenção por políticas públicas. Na nossa região, podemos citar alguns artistas de expressão como, por exemplo, MC Claudio, MC Barriga, MC Neguinho do Kaxeta, MC Bó do Catarina, dentre outros", escreveu o parlamentar em sua justificativa.

Continua depois da publicidade

Caso venha a ser sancionado pelo prefeito Kayo Amado, o Dia do Funk em São Vicente passará a ser celebrado anualmente em 19 de abril, data na qual a Baixada Santista perdeu MC Primo, um de seus maiores autores de funk, quando o mesmo foi morto a tiros na frente da casa onde morava em São Vicente.

"Uma das mais significativas expressões dessa vertente musical de nossa região teve sua vida ceifada aos 28 anos de idade, no dia 19 de abril de 2012. Seu nome era Jadielson da Silva Almeida, conhecido popularmente como MC Primo, e é em sua homenagem que submetemos o presente Projeto de Lei à apreciação dos nobres vereadores", afirma Thiago Alexandre.

Atualmente, o funk brasileiro tem se lançado ainda mais a novos patamares, chegando a ganhar espaço considerável em festivais como o Lollapalooza e emplacando sucessos de audiência em aplicativos de streaming musical com nomes como Anitta, Ludmilla e MC Bin Laden.

Continua depois da publicidade

"Apesar do preconceito e da marginalidade que ainda cercam essa manifestação musical, artística e cultural, hoje o funk é um dos gêneros musicais mais escutados no mundo e o mais escutado entre os jovens periféricos do Brasil", conclui o vereador.

Votado e aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei 14/2023 agora seguirá para as mãos do prefeito Kayo Amado, onde deverá ser analisado e eventualmente sancionado ou vetado, o que deve acontecer nas próximas semanas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software