SAO VICENTE

Golfinho resgatado é achado morto em SV um dia depois da sua soltura

O Instituto Gremar informa que fez todo o possível pelo animal, prezando sempre por sua segurança e bem-estar

Da Reportagem

Publicado em 07/07/2023 às 19:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Filhote de golfinho é achado morto em SV / Foto: Viver em Santos e Regiao

Continua depois da publicidade

O filhote de golfinho resgatado pelo Instituto Gremar no último domingo (2), na Praia do José Menino, em Santos, foi encontrado morto na praia do Itaquitanduva, em São Vicente. O animal que é da espécie popularmente conhecida como cachalote-pigmeu foi encontrado, na quinta-feira (6). O corpo do animal estava com diversas feridas e marcas de rede de pesca.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O golfinho havia sido resgatado em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Logo após, foi encaminhado para reabilitação no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Instituto Gremar realiza soltura de golfinho resgatado em Santos no último domingo

• Golfinho resgatado em Santos inicia reabilitação no Instituto Gremar

• Golfinho ferido encalha em praia de Santos; animal está em estado grave

Este é o primeiro caso de soltura da espécie desde o início do trabalho do Instituto Gremar pelo PMP-BS. Antes, haviam sido registrados somente outros dois casos com a espécie na região, em 2017 e 2020. Nessas ocasiões, os dois animais encalharam com vida, mas não resistiram.

A cachalote-pigmeu, que estava em reabilitação Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, apresentava boa capacidade de natação, comportamento esperado para a espécie, além de exames clínicos com parâmetros dentro da normalidade, sendo considerada apta para a soltura.

Continua depois da publicidade

Por se tratar de um processo complexo, a soltura ocorreu de forma assistida, exigindo equipe capacitada, estratégia, equipamentos específicos e organização logística. O animal foi transportado do Centro de Reabilitação até a praia em uma maca feita especialmente para o indivíduo, e contou com auxílio de um caminhão munck.

A equipe do Instituto Gremar permaneceu com o animal a todo instante, realizando reflutuação e fornecendo todo suporte e assistência necessária até que ele se readaptasse às condições do ambiente natural. Após 5 horas e meia, o animal demonstrou-se bastante ativo e seguiu em direção ao mar.


Um dia após a soltura, o Instituto Gremar foi acionado para resgatar um golfinho já em óbito, na Praia do Itaquitanduva, em São Vicente. A equipe se encaminhou até o local para a realização do exame de necrópsia, onde confirmou que se tratava do mesmo animal. 

Continua depois da publicidade


O Instituto Gremar informa que fez todo o possível pelo animal, prezando sempre por sua segurança e bem-estar, e lamenta o triste desfecho, mas ressalta que seguirá lutando pela vida marinha.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software