A vítima, Nedino Neto, enalteceu o trabalho da Guarda / Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Continua depois da publicidade
A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) mais uma vez se fez presente, exercendo o papel de auxílio ao cidadão. Por volta das 9h de sexta-feira (10), os agentes recuperaram uma motocicleta furtada e devolveram à vítima.
A equipe realizava patrulhamento preventivo pela Rua Francisco Xavier dos Passos, no bairro Vila São Jorge, quando se deparou com um indivíduo empurrando uma moto da marca Honda de maneira suspeita.
Continua depois da publicidade
Os profissionais efetuaram a abordagem e constataram que o contato da ignição estava danificado. Em um dos braços, o homem carregava o capacete que, em sua parte interna, armazenava um alicate e uma chave de fenda. Diante das suspeitas, ele assumiu ter furtado o veículo em frente a um estabelecimento de ensino.
A ocorrência foi atendida com sucesso e encaminhada ao 1° Distrito Policial (DP).
Continua depois da publicidade
A vítima, Nedino Neto, enalteceu o trabalho da Guarda. "Eu tenho percebido o quanto eles têm obtido sucesso nas ocorrências. A gente acompanha pelos noticiários, o efetivo nas ruas, situações que trazem sensação de proteção ao vicentino. Eu queria exaltar a competência e o nível de atenção que os agentes tiveram comigo. Que esse trabalho continue crescendo para a melhoria de São Vicente".
Segurança
São Vicente não tem medido esforços para ampliar os mecanismos de trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) e, consequentemente, reformular o cenário da segurança pública na Cidade, área cuja responsabilidade pertence ao Governo do Estado, com apoio da municipalidade.
Continua depois da publicidade
As diversas iniciativas promovidas pela Administração Municipal fizeram com que 2022 se tornasse o ano de maior investimento no setor em toda a história de São Vicente. Em setembro, o Município inaugurou o primeiro Centro de Controle Operacional de sua história, espaço que integra as forças de defesa e segurança, monitorando diversos trechos através dos 30 totens de segurança espalhados em pontos estratégicos. Os equipamentos totalizam 180 câmeras, contando com botão do pânico e leitores de placa que possibilitam a identificação de veículos clandestinos.
A atual gestão assumiu em meio a um cenário de atraso na segurança. Vale lembrar que municípios vizinhos, como Praia Grande e Santos, já contam com um sistema de monitoramento 24h há duas décadas.
Até 2021, o efetivo da Guarda contava com apenas quatro viaturas à disposição e todas sucateadas. Agora, a instituição dispõe de dez veículos adaptados ao uso policial.
Continua depois da publicidade
Além disso, equipar a Guarda é fundamental para a qualificação profissional. Até o ano passado, os GCM's de São Vicente se comunicavam via celular. Agora, o efetivo conta com radiocomunicadores com sistema de geolocalização, aparelhos que facilitam o atendimento de ocorrências em operações conjuntas.
Soma-se a isso o convênio com a Polícia Federal para o porte institucional de arma de fogo e a inédita entrega de coletes balísticos aos profissionais de segurança.
Continua depois da publicidade