São Vicente promove frequentemente ações integradas a fim de combater áreas de risco e invasão, comércio irregular, entre outros / Reprodução/PMSV
Continua depois da publicidade
Uma força-tarefa realizada entre o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Vigilância Sanitária e Polícia Civil resgatou 146 animais de um local insalubre no Km 115 da Estrada Paratinga, no Sítio Acaraú, em São Vicente.
Os órgãos da Prefeitura compareceram ao local na quinta-feira (1º), atendendo a uma denúncia em anonimato de maus-tratos em criação de porcos e aves (galinhas e patos) em situação de abandono.
Continua depois da publicidade
Durante a avaliação, os profissionais constataram insalubridade. Diante do cenário, um fiscal da Semam solicitou, via documentação, a força-tarefa para retirada dos animais em Área de Preservação Permanente (APP), manguezal e mata ciliar.
Na sexta-feira (2), então as instituições de defesa e segurança retornaram ao espaço e resgataram 76 porcos e 70 aves. Todos foram destinados a um criadouro na cidade de Peruíbe.
Continua depois da publicidade
Denúncias - A Guarda segue atenta a possíveis ocorrências e pode ser acionada pelo telefone 153 ou via botão de pânico dos totens de segurança instalados por São Vicente.
Forças-tarefa - São Vicente promove frequentemente ações integradas a fim de combater áreas de risco e invasão, comércio irregular, entre outros. As ações envolvem, além da GCM - por meio da Inspetoria de Operações Especiais (Iope) composta por GOC, Ronda Ostensiva com Apoio de Motos (Rotam) e demais grupamentos -, as secretarias de Defesa e Organização Social (Sedos), Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), Meio Ambiente (Semam), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Serviços Públicos (Sesp) e Assuntos Jurídicos (Sejur), juntamente às polícias Ambiental (PAmb), Militar (PM) e Civil.
Continua depois da publicidade