Carla Zomignani explicou os desafios vividos nesses mais de trinta anos pela da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
"O TEA II é importante para atender uma demanda de jovens e adolescentes que não têm a oportunidade de ter uma continuidade do tratamento e das terapias". Em meio ao 36º aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Vicente, Carla Zomignani, diretora social, em entrevista ao Diário do Litoral, explicou os desafios vividos nesses mais de trinta anos, além dos planos para o futuro da unidade vicentina.
De modo geral, nos últimos dez anos, a APAE atendia na cidade uma faixa etária que se iniciava aos dois anos e terminava aos 12. Por conta disso, após essa idade, a criança diagnosticada com Autismo deixava de participar das atividades.
Continua depois da publicidade
Com o novo projeto, nomeado como TEA II, a faixa etária foi expandida para atender pessoas até os 21 anos. "Isso ampliará os números de atendimentos para mais cem pessoas. É um serviço pioneiro na rede pública de toda região. A rede pública ainda não atende essa faixa. A nossa ideia é fazer uma nova parceria com o Governo do Estado de São Paulo", comenta Carla.
Ela comenta que a iniciativa é feita para tornar o indivíduo cada dia mais independente, mas que imprevistos sempre acontecem. Além do fato de que essas crianças vão crescer e a vida sempre vai continuar. "A importância do projeto é essa. Atender um público que está meio que no limbo, que não tem essa possibilidade", conta.
Continua depois da publicidade
APAE de São Vicente promove caminhada pelo Setembro Verde, o mês da inclusão social
Ao todo, o TEA II conta com 16 salas, onde cada uma conta com uma especialidade diferente, como psicologia e nutrição, por exemplo. Somado a isso, terá disponível simulações de cômodos de uma casa normal, onde cada pessoa pode aprender a cozinhar e arrumar a própria cama.
APAE São Vicente promete muita alegria e diversão com Noite da Pizza
Continua depois da publicidade
"É um verdadeiro espaço multidisciplinar, onde eles podem levar o aprendizado para a própria casa deles", afirma Carla.
Para informações ou em caso de interesse, é possível entrar em contato com a APAE SV pelo telefone (13) 3467-7828. Além disso, é possível fazer uma visita a sede da entidade, localizada na Rua Feliciana Marcondes da Silva, 205, Bairro Catiapoã, em São Vicente.
Continua depois da publicidade