INVESTIMENTO

Educação de São Vicente passa por grande reestruturação, afirma secretária

Maior desafio, segundo Nivea de Cássia Dutra Costa Marsili, é reformar e restaurar os prédios de escolas municipais

LG Rodrigues

Publicado em 18/04/2022 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Creches eram muito aguardadas pelo público e foram entregues neste ano em São Vicente / Nair Bueno / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

A inauguração de creches, novos equipamentos de educação e manutenção das atuais escolas de São Vicente são apenas alguns dos desafios que Nivea de Cássia Dutra Costa Marsili, a secretária da pasta responsável, afirma serem enfrentados diariamente. Segundo ela, entretanto, a maior dificuldade em sua gestão se dá com as atuais estruturas dos prédios, que precisariam passar por reformas completas para salas de aula abrigarem equipamentos como ar condicionado e outras tecnologias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Jornalista lança seu primeiro livro-romance neste sábado (16) em São Vicente

• Por Pix: vereador propõe inovações para o recebimento do IPTU em São Vicente

• Praia Grande recebe alunos e professores com escolas high tech

Anunciada pelo prefeito Kayo Amado como sua secretária de educação durante a segunda quinzena de janeiro de 2021, Nivea destaca conquistas do público vicentino, especialmente no que se trata de atender pais e filhos pequenos do município.

“O nosso desafio com as creches eram dois: entregar novas vagas e estruturar o que já tem. A gente tinha muita creche em imóvel pequeno e a gente queria trabalhar com imóvel de qualidade, trabalhar com um padrão de creches novas. Então a gente entrega, neste ano de 2022 mais duas unidades lá no Tancredo e a gente está com planejamento pra entregar, pro ano que vem, uma creche grande na região do Quarentenário e a gente tá estudando outras revitalizações, além de uma nova creche também no Bitaru.

Continua depois da publicidade

As prioridades da secretária, atualmente são a reestruturação de uma unidade educacional no Tancredo, além de construir escolas também nos barros Jóquei, México 70 e Bitaru. Nivea explica que a estruturação é hoje o problema mais comum de ser identificado em qualquer investimento efetuado pela Administração Municipal.

“A gente está indo para sete grandes reformas em 2022 ainda em diversos bairros da cidade, algumas aqui na área insular e grande parte na área continental. Hoje, o problema de infraestrutura das unidades é muito, muito, muito caótico. A gente, para trabalhar com a climatização de uma escola, a gente tem que trabalhar toda a escola, do piso ao telhado. Hoje é o nosso desafio”, afirma.

Ao todo, São Vicente conta até esse primeiro semestre de 2022 com 46 mil alunos matriculados e Nivea afirma que cuidar de uma das maiores populações estudantis da Baixada Santista vem se provando uma tarefa complexa e longe de ser simples, especialmente quando se fala em abastecer esse público com o material necessário para ‘tocar’ o ano letivo.

Continua depois da publicidade

“Era um grande desafio pra São Vicente. Nós temos o material pedagógico, que são os livros, e a gente tem material didático mesmo e a gente fez as duas frentes, uma que nunca teve em São Vicente, que é o material escolar. Nesse ano, pela primeira vez, a gente entregou o nosso kit e o que a gente queria no nosso kit? Que tivesse a cara de São Vicente e ele tem a cara de São Vicente, os cadernos têm os nossos pontos turísticos, tudo para devolver pra criança a São Vicente que é dela”.

HIGH TECH.
Assim como a vizinha Praia Grande, São Vicente também investiu neste ano nas entregas de 1.800 notebooks novos que irão auxiliar as unidades da rede municipal. Em março, o prefeito Kayo Amado comemorou a conquista e afirmou que, em breve, todas as escolas vão estar equipadas com material de qualidade para a aprendizagem dos alunos.

“O professor precisava do material de trabalho e a gente fez uma compra pra que todos os professores tivessem um notebook bom. A gente comprou o que tinha de melhor no mercado e todos os professores da rede estão recebendo, cerca de 70% já recebeu, e, na frente de tecnologia, a gente também tá implementando projetores em todas as salas de aula. É um kit multimídia onde o professor pode planejar a aula na casa dele”.

Continua depois da publicidade

PLAYGROUNDS.
A secretária também confirma a chegada de equipamentos voltados para o lazer dos alunos mais novos a todas as unidades escolares, com estudantes que vão até o 2º ano do ensino fundamental, ainda neste mês de abril. 

“A gente acredita que o brincar faz parte do aprendizado e era uma deficiência também das escolas de São Vicente então a gente, nos próximos dias, teremos nossas unidades recebendo parques e isso faz muita diferença na creche, na educação infantil e até nos anos iniciais”, conclui.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software