Ao Diário, os amigos de Pelé relembraram como o Rei sempre esteve envolvido com as causas das crianças / Nair Bueno/ DL
Continua depois da publicidade
Os craques que jogaram ao lado de Pelé, no Santos, visitaram nesta sexta-feira (25) a escola que homenageia o Atleta do Século. Trata-se do Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé, em São Vicente. Além dos veteranos santistas, o prefeito Kayo Amado esteve presente junto com a secretária de Educação, Nivea Marsili.
Em entrevista à Reportagem, os amigos de Pelé relembraram como o Rei sempre esteve envolvido com as causas das crianças.
Continua depois da publicidade
"Ele sempre sonhou com a educação. Para ele, toda criança do Brasil deveria saber ler e escrever. Chegar aqui e ser recebido dessa maneira maravilhosa é algo inesquecível", disse Jonas Eduardo Américo, o Edu, ex-ponta-esquerda do Santos.
Manoel Maria, que também jogou com Pelé no New York Cosmos, dos Estados Unidos, conta como o amigo estaria feliz com o colégio. "Esse é o tipo de escola que o Pelé sempre falou, para a criança vir de manhã e sair a tarde. Eu espero que tenha bastante sucesso por aqui e que a comunidade preserve isso".
Continua depois da publicidade
É impossível para os craques não recordar o legado do Atleta do Século.
"Eu tive esse prazer e essa honra de jogar com ele. Eu sempre digo que fui o maior artilheiro do Santos com 405 gols, aí o repórter pergunta: 'o Pelé marcou mais de mil gols, e eu respondo: estou falando entre os humanos. Ele não. Ele é ET'", relembra José Macia, o Pepe.
O Diário também falou com o prefeito Kayo Amado. O chefe da Administração Municipal lembrou como o maior jogador do futebol também foi o maior embaixador do Brasil no mundo.
Continua depois da publicidade
"Ele tem uma história que não se apaga. Ele é o Rei do Futebol, talvez o ser humano que mais levou o nome do Brasil para fora do país", analisa.
A secretária de Educação, Nivea Marsili, conta como é importante para as crianças verem os ídolos eternos.
"Os craques estarem aqui mostra para as nossas crianças que elas podem continuar sonhando. A gente precisa do Pelé da bola; a gente precisa do Pelé da educação. Quando junta tudo isso aqui é acreditar que ainda terá continuidade", declara.
Continua depois da publicidade
Escola.
A unidade localizada no Samaritá não é apenas a primeira a homenagear o maior do futebol como também é a primeira escola em tempo integral de São Vicente.
Amado disse que a homenagem é uma forma de recontar e seguir contando a história do Rei para as próximas gerações. "Por aqui passam 600 crianças em ensino integral. Elas têm acesso à cultura e ao esporte. Quem sabe daqui não poderá surgir um Pelé? Esse é nosso sonho", finaliza.
Continua depois da publicidade
Os ídolos Pepe, Edu, Mengálvio, Lima, Abel e Manoel Maria puderam assistir a peça músico-teatral 'Emília', baseada na obra de Monteiro Lobato, apresentada pelos alunos. Além disso, o encontro contou com uma apresentação da banda da escola.
A.V.S, de dez anos, é aluna da escola e participou da apresentação. Ela conta como se sente feliz em estudar no colégio que homenageia Pelé.
"Muitas crianças queriam estar aqui e muitas pessoas estão querendo vagas. Me sinto muito feliz porque aqui tem muitas oportunidades. Vai marcar muito a minha vida", comemora.
Continua depois da publicidade