CULTURA JAPONESA

Com exibição de técnicas de samurai e sumô, Festival de Verão é realizado em SV

O evento organizado pela Associação Nipônica Brasileira terá diversas opções que incluem práticas esportivas, concursos artísticos, vendas de produtos e pratos típicos do país

Igor de Paiva

Publicado em 20/02/2024 às 17:22

Atualizado em 20/02/2024 às 17:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Evento conta com exibição de movimentos e técnicas usadas pelos samurais / Divulgação - Escola Hiramatsu

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de fomentar e divulgar o encontro de pontos importantes da cultura japonesa, o Natsu Matsuri, conhecido também como Festival de Verão, acontece no próximo domingo (25) no clube Petrópolis, em São Vicente. O evento organizado pela Associação Nipônica Brasileira terá diversas opções que incluem práticas esportivas, concursos artísticos, vendas de produtos e pratos típicos do país. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Em entrevista concedida ao Diário do Litoral na tarde da desta terça-feira (20) , o sensei Ruben Espinoza, responsável pela Escola de Samurai, explica que trazer esse tipo de junção se torna um fator fundamental para o bem das novas gerações. “ São imprescindíveis para a saúde mental e física. O evento também é importante para divulgar esportes não tão conhecidos, como a minha arte, que terá demonstração”

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Eleito o Melhor Rodízio Japonês de São Paulo, unidade de Campinas celebra com sucesso o primeiro mês

• Japonês gasta mais de R$ 70 mil e realiza sonho de se 'transformar' em um cachorro; assista

Durante a realização das atividades, o público presente terá a possibilidade de acompanhar uma exibição de diversas técnicas de Kenjutsu feitas pelo alunos da escola Hiramatsu.“ Ela é totalmente voltada para o espírito, corpo e mente. Ela decente do bushido, a arte do samurai”, explicou.

O sensei explica que as aulas são compostas por meditações intensas, movimentação com a espada, além de explicações sobre toda a parte histórica sobre a lendária classe de guerreiros. 

Além das explicações sobre a importância dos samurais para a parte ética dos japoneses , o Festival de Verão terá exibições de lutas de sumô. De modo geral, os lutadores, chamados de sumotoris, usam uma faixa de tecido e tentam empurrar o adversário para fora do círculo de argila, chamado de dohyō. Na cultura japonesa, o esporte de combate é um patrimônio cultural e uma forma de expressão. 

OPÇÕES PARA TODOS

Continua depois da publicidade

Além da parte que visa a atividade física, esportes e o cuidado com o corpo, o evento que escolheu São Vicente como casa também traz retratos de outros lados da cultura japonesa. 

Entre as atrações, o lado musical, conhecido pela sigla J-POP, que batiza o gênero no país asiático, tem bastante destaque. Com o comando da animada banda J-Rock, a trilha sonora de animações consagradas como Dragon Ball e Naruto fazem parte do vasto repertório. 

Somado a isso, o evento conta com concurso de  cosplay de diversos personagens marcantes do mundo das animações e também com disputas para desenhistas. 

Outro aspecto importante é a gastronomia. O Festival do verão terá diversas opções para quem já ama a culinária japonesa ou para aquelas pessoas que buscam conhecer pratos tradicionais. 
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software