São Vicente

Capacitação sobre ventilação mecânica é promovida no Hospital do Vicentino

Encontro contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas

Da Reportagem

Publicado em 10/11/2023 às 11:23

Atualizado em 10/11/2023 às 11:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Durante a capacitação foram apresentados aparelhos utilizados, como inalador nano ventilador, ventilador de transporte e capnógrafo / Reprodução

Continua depois da publicidade

Devido à ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Vicentino (HDV), a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (9), um treinamento sobre ventilação mecânica. A capacitação aconteceu no HDV, das 9h às 11h, e contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A atividade foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), com o objetivo de preparar e expandir os conhecimentos dos profissionais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Bombeiros abrem 20 vagas para guarda-vidas no verão em São Vicente

• Presidentes de associações de bairros do Guarujá são recebidos pelo prefeito no Paço Municipal

• São Paulo lança Núcleo de Ação para combater violência contra povos indígenas

O treinamento foi ministrado pela fisioterapeuta e especialista em UTI e em fisioterapia hospitalar e gestão em saúde, Aline de Pietro, que apresentou os princípios e fundamentos básicos sobre ventilação mecânica, funcionamento dos ventiladores pulmonares e forma correta de sua utilização.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Durante a capacitação foram apresentados aparelhos utilizados, como inalador nano ventilador, ventilador de transporte e capnógrafo (responsável por analisar e registrar a pressão parcial de gás carbônico CO2). 

“Quando todos têm acesso ao conhecimento, nós conseguimos fornecer uma assistência melhor para o paciente. Estender o treinamento para todos, inclusive para a enfermagem, foi muito importante, pois às vezes, quando o profissional não está presente, é preciso assumir o papel do fisioterapeuta, e com a capacitação é possível prestar todo o atendimento necessário com qualidade”, declara Aline de Pietro. 

Para finalizar o treinamento foi aberta uma roda de perguntas para discutir sobre os temas abordados, proporcionando um conhecimento mais aprofundado entre os profissionais.

Continua depois da publicidade

“A aula foi ótima para adquirir e relembrar aprendizados, principalmente em relação à atualização dos procedimentos de intubação e dos avanços dos aparelhos. Eu me sinto muito mais preparado para as situações de emergência”, declara o enfermeiro de urgência e emergência, Milton Santos. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software