BAIXADA SANTISTA

Baleia morta aparece em praia de São Vicente; a segunda em dez dias na Região

Carcaça do mamífero foi avistada inicialmente por banhistas

Da Reportagem

Publicado em 15/10/2022 às 14:25

Atualizado em 15/10/2022 às 17:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O animal foi avistado por banhistas antes do meio-dia, que acionaram as autoridades / DRONE.RRV / REPRODUÇÃO / INSTAGRAM

Continua depois da publicidade

Mais uma baleia apareceu morta na Baixada Santista. Desta vez, a carcaça de um mamífero foi encontrada na praia do Itararé, em São Vicente, no final da manhã deste sábado (15). Já é o segundo caso em dez dias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Corpo de homem é encontrado a poucos metros de baleia na praia do Gonzaga, em Santos

• Pescador dá mergulho e, sem querer, entra na boca de baleia; leia o desfecho dessa história

• Baleia Jubarte emalhada em rede de pesca é resgatada com sucesso

O animal foi avistado por banhistas antes do meio-dia, que acionaram as autoridades. Este é a segunda carcaça de baleia que encalha em uma praia da Região em dez dias. No último dia 5, uma baleia, que também estava em avançado estado de decomposição, foi encontrada na praia da Enseada.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Bem Estar Animal (Sebem), afirma que entrou em contato com o Instituto Gremar para averiguar a aparição de uma baleia morta na Praia do Itararé na manhã deste sábado (15). O animal já foi retirado pela prefeitura após uma autópsia realizada pelo Instituto e será levado para o descarte adequado.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que todos os anos, entre junho e novembro, a costa brasileira registra a temporada de baleias. Em São Paulo, o Litoral Norte se consolidou como um dos grandes pontos de observação de cetáceos, que chegam em águas brasileiras para se reproduzir e ter seus filhotes.

Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vem registrando números recordes de avistagens de baleias e cetáceos – que também incluem golfinhos e botos. Segundo dados do Projeto Baleia à Vista, na temporada de 2021, mais de 300 baleias passaram pelas águas da região.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software