São Vicente

A preços acessíveis, pratos tradicionais serão estrelas do 7º Festival Gastronômico de SV

Mais de 30 estabelecimentos servirão suas especialidades ao longo de agosto para quem quiser conferir

LG Rodrigues

Publicado em 26/07/2022 às 20:39

Atualizado em 26/07/2022 às 20:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O festival tem início na próxima segunda-feira (1º) que abre o mês de agosto e seguirá atendendo até o dia 31 / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

A culinária está presente na vida humana desde os mais antigos tempos e, assim como as pessoas que lhe dão vida diariamente, vem se aperfeiçoando e recebendo toques cada vez mais pessoais a cada prato concebido pelas mãos do artista que as confecciona na cozinha. E para poder mostrar a quem quiser degustar o que é a culinária calunga, os caiçaras terão 31 dias para conhecer, e quem sabe se apaixonar, pelos pratos vicentinos que serão as estrelas do 7º Festival Gastronômico da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Definido por Juliana Arnaut de Santana, secretária de turismo de São Vicente, como um evento que reúne boa gastronomia vicentina em um período de pouco movimento turístico devido à chegada do inverno, o 7° Festival Gastronômico de São Vicente teve seu lançamento oficial realizado na noite desta terça-feira (26) em reunião que contou com a presença do prefeito Kayo Amado e outras autoridades.

Continua depois da publicidade

“A expectativa é a melhor possível porque o evento ficou bem grandioso, mudou a cara completamente, tá bem montado. Sétima edição já, tradicional. Nós temos pratos acessíveis, a pessoa consegue ver a foto, consegue ver a receita, sabe quanto vai gastar e em quantidade surpreendente, 36 restaurantes, bares e surpreendeu também a qualidade dos pratos que o pessoal apresentou", afirmou Ronald Luiz Monteiro, vice-presidente do SINHORES – Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares.

Já para o público, o festival tem início na próxima segunda-feira (1º) que abre o mês de agosto e seguirá atendendo até o dia 31. Ao todo, 36 estabelecimentos, divididos entre restaurantes, bares e quiosques, contarão com pratos para até duas pessoas pelo valor de R$ 99,90.

Continua depois da publicidade

“Foi um período difícil [da pandemia], um período em que os restaurantes e bares e hotéis se inspiraram muito, muito. E é uma das razões do sindicato de bares apoiar aqui a Prefeitura nesse evento, justamente por conta desse retorno que tá acontecendo", explica Ronald.

A Administração Municipal também planeja lançar, em data ainda não definida, um livro de receitas dos pratos participantes no próprio site da Prefeitura.

FESTIVAL.

Continua depois da publicidade

Realizado pela última vez em maio de 2019, quando a 6ª edição do Festival Gastronômico de São Vicente se deu, o evento precisou ter uma pausa forçada nos dois anos seguintes devido aos efeitos causados pela crise sanitária que acompanhou a pandemia de Covid-19.

"A gente está tendo um recorde de participação, 36 estabelecimentos de todos os cantos da cidade. Eu não tenho dúvida que vai ser um marco na retomada, vai ser um marco na valorização dos negócios em São Vicente, dos restaurantes, dos bares da cidade, da cultura e gastronomia local e a gente vai estar junto nessa, é uma alegria poder ter trabalhado na Secretaria de Turismo, trabalhado pra recuperar a credibilidade da cidade, fazer com que os restaurantes se envolvam e a gente tá muito feliz com isso e vai estar junto, comendo nos restaurantes e apreciando os pratos com toda certeza", afirma Kayo Amado.

Para voltar com força total, o festival, que é realizado em uma parceria entre a Prefeitura de São Vicente e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeiro (SINHORES) conta ainda com patrocínio das empresas Ao Fiel Barateiro, Anchor Engenharia, Cerveja Império, Kascão, O Pastelão e Santista Experience (Distribuidor Stanley), conta com a participação de restaurantes especializados em diversas culinárias diferentes e Kayo afirma que não sabe ainda por onde vai começar.

"Ainda vou ter que escolher no cardápio, tá difícil a seleção, mas vamos ver, vamos ver, quem sabe, mas devo começar por alguma parmegiana. Se tiver um filé à parmegiana, já sei onde vou começar", conclui o prefeito.

No Bistrô & Petiscaria Atibaia, que fica localizado à Rua Pedro Álvares Cabral, 7, o prato especial servido neste mês é o filé de linguado ao molho de camarão, enquanto a Niô Sushi e Temakeria, cujo endereço é Avenida Presidente Wilson, 1460, o Combinado NIO, que traz sashimis variados, sushis niguiri, uramakis, hossomakis de pepino e de salmão é a pedida do evento. A relação completa com cada um dos 36 estabelecimentos, seu endereço, e cardápio, pode ser conferida no site da Prefeitura, o saovicente.sp.gov.br na aba de notícias.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software