VELHO PROBLEMA

Zona Noroeste: Obra deve melhorar fluxo de águas de chuva e maré alta em Santos

O ponto enfrenta dificuldade de escoamento devido a um estrangulamento nos dutos que recebem o fluxo da Rua Sebastião Brasil e da travessa de mesmo nome

Da Reportagem

Publicado em 24/10/2021 às 21:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O ponto enfrenta dificuldade de escoamento devido a um estrangulamento nos dutos que recebem o fluxo da Rua Sebastião Brasil e da travessa / Marcelo Martins / Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

Uma parte do sistema de drenagem do bairro Caneleira (Zona Noroeste) será ampliada para melhorar o fluxo de águas de chuva e maré alta. O trecho a ser beneficiado com os trabalhos fica no encontro da Rua Sebastião de Castro Rios com a Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ponto enfrenta dificuldade de escoamento devido a um estrangulamento nos dutos que recebem o fluxo da Rua Sebastião Brasil e da travessa de mesmo nome. A área ganhará tubulações com maior diâmetro e aduelas para formar uma galeria que será capaz de absorver toda a vazão exigida.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos inicia na segunda mutirão de serviços na orla para a temporada de verão

• Prefeitura e comerciantes debatem revitalização do Centro Histórico de Santos

• Força-tarefa flagra furto de água em ferro-velho de Santos

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para contratar a empresa que fará os serviços, a Prefeitura abriu uma tomada de preços. A empresa que vencer o processo licitatório deverá entregar a obra em cinco meses a partir da emissão da Ordem de Serviço. O custo estimado da obra é de R$ 612.791,72, incluindo material, equipamentos e mão de obra. Os recursos são do governo Federal, com contrapartida do Município.

Continua depois da publicidade

MELHORIAS.
Os serviços serão realizados em trecho de 50 metros de extensão, sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). Começarão com demolição e escavação para a retirada da drenagem antiga e preparação da área onde serão instalados os novos equipamentos: 11 metros de tubo com um metro de diâmetro e 36 aduelas de concreto com 1,5 metro de largura, um metro de profundidade e um metro de altura.

Segundo o Departamento de Planejamento de Obras da Siedi, os trabalhos envolvem ainda a recomposição de 70 metros de pavimentação, 271 metros de sarjetas e 11 metros de passeios na área que será escavada para instalação dos dispositivos de drenagem; novas bocas de lobo, grelhas e poços de visita que dão acesso à manutenção das redes subterrâneas pluviais da Prefeitura.

Obra será ligada ao sistema do Santos Novos Tempos
Esse sistema de escoamento das águas de chuva será ligado com a futura galeria do Programa Santos Novos Tempos no bairro Caneleira, onde serão implantados uma estação elevatória (EE4), a caixa de captação 1 e as linhas de recalque (galerias de deságue).

Continua depois da publicidade

No total, o Santos Novos Tempos prevê a instalação de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias até 2028. Trata-se de um plano que inclui iniciativas nas áreas habitacional, viária e social, para beneficiar, diretamente, cerca de 120 mil moradores de 12 bairros da Zona Noroeste e entorno.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software