Santos

Websérie 'Embaixada do Samba Santista' estreia sábado no canal Cultura Santos

Vídeo de estreia terá como protagonista Serginho Caju, de trajetória reconhecida na X-9

Da Reportagem

Publicado em 15/06/2023 às 09:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Vídeo de estreia terá como protagonista Serginho Caju, de trajetória reconhecida na X-9 / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Este sábado (17) tem novidade no canal Cultura Santos do YouTube. A websérie ‘Embaixada do Samba Santista’ estreia, às 13h, a primeira temporada. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Conselho do Samba de Santos, com apoio da Universidade São Judas – Unimonte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto reúne depoimentos de baluartes do samba santista que já receberam o título de embaixadores e embaixadoras do Samba do Município, após terem cumprido seus respectivos mandatos de um ano como cidadãos e cidadãs do samba da Cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Soteldo toma decisão sobre o Santos; veja

A cada episódio quinzenal, um membro da embaixada contará sua própria história no mundo do samba, suas relações com o Carnaval e respectivas agremiações, compartilhando com o público passagens emocionantes, divertidas e curiosas vividas nas quadras, passarelas e demais redutos sambistas da região e até mesmo do País.

O vídeo de estreia terá como protagonista o Embaixador do Samba e membro da Velha Guarda da Bateria Magia Xisnoveana, Sérgio Raimundo Marcelino, mais conhecido como Serginho Caju, de trajetória reconhecida no GRCES X-9, onde foi consagrado com o prêmio ‘Repinique de Ouro’, quando ainda era ritmista e, posteriormente, em 1993, Cidadão Samba.

Continua depois da publicidade

Também já estão programados para as próximas semanas os depoimentos de Helena Oliveira, da União Imperial, e do atual presidente do Conselho do Samba, Carlos Alberto Duarte da Cruz (Beto O Magistral).

Ao todo, nove episódios já foram gravados no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) e vão compor a primeira temporada, que trará ainda os embaixadores Jesus Oswaldo Soares (Wado da Cuíca), Luiz Antonio Filho (Chocolate), Milton Sintoni, Israel Barbosa (Lello Garoto), Toninho Brasileiro e Soraia Santos. A expectativa dos realizadores é de que ainda este ano todos os demais patenteados da Embaixada do Samba possam estar diante das câmeras, para dar continuidade às próximas temporadas do projeto.

VISIBILIDADE E MEMÓRIA

Continua depois da publicidade

“Esta nova websérie é mais um conteúdo histórico do nosso canal, Cultura Santos, que visa valorizar a cultura popular da Cidade. É nosso papel dar cada vez mais visibilidade aos nossos artistas, exaltando suas trajetórias e seus grandes feitos”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.

Já para o presidente do Conselho do Samba, Beto O Magistral, a produção é um marco na preservação da memória e das tradições do samba da região. “Desde que assumimos a gestão do conselho idealizávamos ter um registro audiovisual da trajetória dessas pessoas que tanto fizeram pelo samba, não só para fins documentais, mas, principalmente, para inspirar as novas gerações que virão. Felizmente encontramos na Secult e na Universidade São Judas – Unimonte dois parceiros que se empenharam e acreditaram no projeto”.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software