Santos

Virada Inclusiva em Santos começa com a emoção de ver o mar pela primeira vez

Abertura da 10ª edição aconteceu neste sábado

Da Reportagem

Publicado em 26/11/2023 às 10:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Abertura da programação teve banho de mar e atividades de lazer na Concha Acústica

Continua depois da publicidade

A chuvinha fina e o ventinho gelado não foram empecilhos para 87 pessoas com deficiência conhecerem ou rever o mar por meio do programa Praia Acessível. Integrantes da Apae de Americana, no interior de São Paulo, elas estiveram em Santos neste sábado (25) para participar da abertura da 10ª Virada Inclusiva, realizada pela Prefeitura na praia, junto ao canal 3 (Gonzaga).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

A viagem entre as duas cidades representou as últimas cinco horas que separaram Rafaela Carla da Silva, 24 anos, do sonho de olhar a imensidão do Oceano Atlântico e pisar na água. "Não conhecia o mar. Primeira vez. Meu coração bateu forte. Achei bonito demais. É muita natureza".

Carolina Fernandes do Nascimento, 20, também nunca tinha tido a chance de viver essa experiência. “Gostei porque é bonito. Eu queria vir há muito tempo. Quero dar um mergulho ainda”.

Continua depois da publicidade

Robson Inocêncio, 49, também ficou emocionado. Nem a água gelada mudou seus planos de entrar no mar após oito anos. Ele sofreu um acidente de carro e ficou com o lado esquerdo paralisado. Depois disso, achou que nunca mais teria uma chance como esta.

“Não tem explicação poder entrar no mar depois de tanto tempo. É uma coisa divina. Estou muito feliz. É um momento inesquecível. Podia cair chuva de pedra que não ia perder a chance. Acordei às cinco da manhã para estar aqui”.

A coordenadora do Centro Dia de Americana, Bruna Driele de Oliveira, diz que, momentos especiais como a Virada Inclusiva significam uma realização.  Segundo ela, a escolha do passeio partiu dos pacientes. Isso ocorreu em abril e, após a decisão, criou-se grande expectativa para o dia da viagem.

Continua depois da publicidade

“Fomos despertando neles sonhos e vontades que tinham. Eles falaram sobre conhecer o mar e, nós, trabalhando em conjunto, fomos organizando a vinda para Santos. Este tipo de ação é muto importante porque proporciona a acessibilidade, a socialização e realiza sonhos”, afirma Bruna.

Para Anderson Santos Viscardi, que atua no programa Praia Acessível há dois anos atendendo esse público, sempre é uma emoção diferente poder proporcionar o encontro sonho e mar.

“A felicidade da outra pessoa experimentando algo novo é contagiante. Isso acaba trazendo muita felicidade. E é uma pessoa com deficiência ajudando outra. Tenho TDH, déficit de atenção, hiperatividade e atraso mental, o que colabora para que eu tenha mais dificuldade em aprendizado, então eu queria trabalhar com pessoas com deficiência”.

Continua depois da publicidade

 

MUITO MAIS

O primeiro dia do evento teve mais atividades, realizadas na Concha Acústica, como apresentação do  canil da Guarda Civil Municipal, capoeira por meio do projeto Capoeira Escola para Todos, do mestre Márcio, e futebol inclusivo para pessoas com deficiência intelectual e  síndrome de Down, pelo projeto Up.

Continua depois da publicidade

A coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari, explicou a escolha do local. “Escolhemos a praia para a abertura da Virada Inclusiva por ser um ambiente democrático, que também oferece acessibilidade no Município, por meio do programa Praia Acessível. Trouxemos ainda outras atividades relacionadas à inclusão. A ideia é fazer a inclusão de fato dessas pessoas e mostrar que a inclusão é real e possível, desde que a gente tenha políticas públicas e projetos relacionados para que isso ocorra”.

Confira a programação dos próximos dias:

28/11 (às 16h) - abertura da mostra ‘Outras Palavras’, do Projeto TamTam, no saguão do Paço Municipal (Praça Mauá - Centro)

Continua depois da publicidade

3/12 (a partir das 15h30) - Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, com apresentação de talentos em modalidades inclusivas, na Concha Acústica (Gonzaga)

9/12 (das 9h às 13h) - curso de Defesa Pessoal para Mulheres com Deficiência, na Arena Santos

15/12 - entrega da Placa Santos Acessível ao Camps- cerimônia de formatura da 1ª turma do projeto inclusivo Capacita CE (evento fechado)

Continua depois da publicidade

2 a 23/12 (das 17h às 21h) Papai Noel Para Todos - Casinha do Papai Noel na Praça da Independência (Gonzaga) e Praça Mauá (Centro)

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software