NOVIDADE
Sala com 16 computadores contará com monitores para orientar os usuários e poderá ser usado pela comunidade como coworking
Vila Tech tem 16 computadores e poderá ser usada para pesquisas e coworking / Isabela Carrari/PMS
Continua depois da publicidade
Poucos dias depois de completar quatro anos de funcionamento, a Vila Criativa da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, Saboó) ganhou um espaço tecnológico para a população frequentar cursos de informática e programação e usar computadores gratuitamente.
Trata-se da Vila Tech, sala com 16 computadores que contará com monitores para orientar os usuários e poderá ser usado pela comunidade como coworking (compartilhado para trabalho, estudos etc.), pesquisas na internet, entre outras atividades.
Continua depois da publicidade
As aulas de informática já começam nesta semana. Serão realizadas às segundas e quartas, das 14h às 15h30, e às terças e quintas, das 9h às 10h30, com 16 vagas por turma. Para participar, basta comparecer à vila com RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra covid-19 e uma foto 3x4.
Estes mesmos documentos são exigidos para quem deseja usar o espaço gratuitamente. Basta leva-los à vila e fazer o cadastro.
Continua depois da publicidade
INAUGURAÇÃO
O espaço foi entregue em cerimônia nesta terça-feira (7) com a presença do prefeito Rogério Santos, a vice-prefeita Renata Bravo, vereadores e a comunidade. Além de conhecer a Vila Tech, todos cantaram parabéns para a Vila Criativa e comemoraram com bolo e suco.
O prefeito destacou que a Vila Criativa foi pensada justamente para ser um espaço multiúso para a comunidade. “A Prefeitura administra, faz a zeladoria. Mas, a Vila Criativa é de vocês. Agora, com a Vila Tech, as pessoas poderão acessar a internet e se atualizar”, afirmou Rogério Santos, acrescentando que pequenos empreendedores também poderão usar o espaço para divulgar seus serviços.
Continua depois da publicidade
De acordo a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, a Vila Tech contará com suporte do Parque Tecnológico de Santos para oferecer inovações e parceiros, como o Senac, para oferecer diversos cursos à população. “Esta é mais uma novidade das vilas criativas, este projeto que se tornou referência até para a Unesco”.
Inscrições abertas para aulas de dança, esportes e música
Inaugurada em 2 de fevereiro de 2019, a Vila Criativa da Penha conta com brinquedoteca, academia, salas multiúso para atividades de música, dança, arte e uma cozinha profissional equipada para aulas de gastronomia. A sala de cinema para 80 lugares e o ginásio poliesportivo completam o espaço.
Continua depois da publicidade
Atualmente, cerca de 850 pessoas estão cadastradas para frequentar o lugar. A Vila Criativa oferece aulas de ginástica, ginástica rítmica, ginástica sênior, ritmix, dança de salão, muay thay, capoeira, futsal, basquete, musculação, zumba, ritmos sênior, ritmos, ritmos kids, pilates e violão. As inscrições estão abertas. Para participar, basta se inscrever com RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra covid-19, uma foto 3x4 e atestado médico, de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Angela Rodrigues é professora de pilates e zumba e atua desde a inauguração. Ela diz que é apaixonada pelas aulas e destaca a assiduidade e dedicação dos alunos. “É tudo de bom participar deste projeto!”.
Com 92 anos, Augusta Assis compareceu à cerimônia e contou, animada, que está começando na aula de ginástica sênior. “Iniciei agora, mas já estou adorando. É muito bom para a saúde. Recomendo a todos”.
Continua depois da publicidade
MAIS DE CINCO MIL ATENDIDOS
Instaladas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH), as 10 vilas criativas de Santos atendem atualmente mais de cinco mil pessoas com qualificação profissional e atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos. Inclusive, a experiência destes equipamentos é destaque no livro ‘Cidades, Cultura, Criatividade: alavancando cultura e criatividade para o desenvolvimento urbano sustentável e crescimento inclusivo’, publicado pela Unesco em 2021.
Continua depois da publicidade