Funcionária da agência de turismo Lilitur, Giovanna explica que trabalha com o serviço e também afirma que existem bons valores no mercado neste momento em decorrência das perdas econômicas, mas é preciso pesquisar / Divulgação / Lilitur
Continua depois da publicidade
O momento é de ficar em casa e as viagens devem ser resumidas a ir de um cômodo da casa ao outro, mas isso não necessariamente deve impedir que as pessoas deixem de sonhar com o momento em que vão poder sair de casa em segurança e quem sabe, até mesmo, planejar voltar às estradas. E apesar de já terem começado a circular promoções e descontos em pacotes de viagens pela internet, é necessário ter cautela e um planejamento cuidadoso para celebrar o fim deste período difícil de quarentena sem passar por dor de cabeça.
O cancelamento de viagens já programadas começou ainda durante o primeiro trimestre do ano, quando a pandemia do novo coronavírus começou a obrigar agências de turismo e outras empresas do ramo a interromper as atividades para impedir que a circulação da doença pudesse se alastrar ainda mais.
Continua depois da publicidade
Semanas já se passaram e enquanto a situação começa a se normalizar em alguns países europeus, muitas destas mesmas empresas foram às redes sociais para tentar recuperar a confiança das pessoas que gostam de viajar e o prejuízo do período com promoções, descontos e vantagens para quem já quer marcar a primeira viagem para após o fim da quarentena, mas é preciso ir com calma e não olhar apenas os valores oferecidos.
“Verificando o cenário atual é um momento bom de se comprar sim, mas com análises pontuais que uma agência de viagens consegue analisar de uma forma rápida e clara. Hoje eu recomendo comprar qualquer item com política de cancelamento. Hoje em dia você vê uma passagem aérea barata e pensa ‘Uau, vou comprar’, mas não se atenta à política de cancelamento”, afirma a agente de viagens Giovanna Alba.
Continua depois da publicidade
Ela explica que este é um fator importante para o caso do cliente ter algum imprevisto econômico ou até mesmo em uma possível decorrência de mudanças no cenário atual e que possa impedir a viagem.
“A política de cancelamento é basicamente o que? Se eu precisar cancelar a minha viagem, terei reembolso? E de quanto será esse reembolso? Até quando posso cancelar a minha compra sem multa e sem perder dinheiro? São algumas ‘pegadinhas’ que um viajante talvez não esteja familiarizado e nós agentes de viagem estamos, pois é nosso trabalho”.
Funcionária da agência de turismo Lilitur, Giovanna explica que trabalha com o serviço e também afirma que existem bons valores no mercado neste momento em decorrência das perdas econômicas, mas é preciso pesquisar.
Continua depois da publicidade
“Existem algumas tarifas boas, então dá para garantir uma viagem com um preço interessante e agregando a questão do cancelamento se torna melhor ainda. Mas lembrando, é sempre muito bom você analisar todas as observações e verificar se a empresa que está contratando é confiável e tem uma boa reputação, pois existem tarifas boas, mas não existem milagres”.
Ela afirma ainda que uma boa data para marcar eventuais viagens pode ser a partir de novembro e diz que viagens dentro do Brasil estão tendo mais procura.
“Existem bons valores para viajar ao exterior, alguns destinos, mas óbvio que a procura pelo Brasil ainda é um pouco maior, até pelo número de fronteiras ainda fechadas e isso leva o turismo brasileiro a ser muito mais procurado e valorizado durante este tempo. Eu fiz uma venda de uma passagem para Orlando recentemente, mas a procura pelo Brasil está grande até pelo receio de muitas pessoas de ficar muito tempo dentro de um avião e outros motivos”, afirma.
Giovanna também afirma que as pessoas podem seguir a Lilitur pelas redes sociais da agência de turismo, especialmente no Instagram, e afirma que tem feito algumas transmissões para tirar dúvidas dos internautas, embora a caixa de mensagens da empresa também esteja sendo respondida frequentemente. O perfil é o @agencialilitur.
Continua depois da publicidade