Santos

Vencedoras de Maratona ODS são premiadas em Santos

Luana Jesus (20 anos), Gabriela Medeiros (18) e Nina Cunha (18) foram premiadas por projeto ambiental

Da Reportagem

Publicado em 20/06/2023 às 08:32

Compartilhe:

Além de bolsa na instituição de ensino, o grupo vencedor e 2º e 3º colocados na competição terão direito a tirar seus projetos do papel por meio de uma incubação na Fundação Parque Tecnológico de Santos / Divulgação/PMS

É possível desenvolver a conscientização ambiental em crianças, fazendo com que aprendam não só a importância da coleta de resíduos plásticos, mas, indo além, que se tornem elas próprias protagonistas do processo ao transformar o material em sacolas? O 'Projeto Estrelas do Mar - Ação Educativa', vencedor da Maratona ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), prova que sim.

As universitárias responsáveis pela proposta, Luana Jesus (20 anos), Gabriela Medeiros (18) e Nina Cunha (18) — alunas da Esamc, como todos os participantes —, receberam a premiação do desafio pelas mãos do prefeito Rogério Santos nesta segunda-feira (19) no Paço Municipal.

Além de bolsa na instituição de ensino, o grupo vencedor e 2º e 3º colocados na competição terão direito a tirar seus projetos do papel por meio de uma incubação na Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS).

"Somos uma cidade reconhecida internacionalmente pela preocupação ambiental. Essa maratona desperta o olhar de quem vai fazer a diferença à frente, os estudantes. Eles não estão ficando apenas na teoria, mas praticando a mudança que desejamos", disse o chefe do Executivo.

"É importante reconhecermos no começo da formação a vontade de alterar a situação atual", comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório. Já o presidente da FPTS, Eduardo Bittencourt, disse que as mudanças só acontecerão com a prática da sustentabilidade. "O Parque Tecnológico é só o meio, são vocês (universitários) que vão ser os protagonistas".

SOLUÇÕES

A Maratona ODS propôs que os estudantes elaborassem soluções para problemas relacionados à poluição, degradação e conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, ação baseada na meta ODS número 14: Vida na Água (veja todas abaixo).

Eles tiveram acesso a dados relevantes sobre o cenário local, cedidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), além de mentorias, palestras e workshops. O evento é fruto de uma parceria da Esamc com a Prefeitura de Santos, por meio da Ouvidoria Transparência e Controle (OTC), Semam, FPTS e Prefeitura Regional da Zona Noroeste.

"Entramos com a perspectiva de aprender e nos divertir. Elaborar o projeto e vencer foi uma agradável consequência", disse a estudante Gabriela Medeiros, da turma vencedora. "Estamos no primeiro semestre, então ganhar essa oportunidade foi uma experiência única", completou sua colega de grupo Nina Cunha.

Em segundo lugar na maratona ficou o projeto 'Bituca pode virar tijolo?', dos alunos Michel Piedade, Tabata Janaína e Maria Eduarda Leite. O terceiro colocado foi 'Bora Lá', dos estudantes Admyla Monique, Pedro Henrik de Souza e Fantiny do Nascimento.

UNIÃO

"Este é um exemplo de união de esforços para a resolução de um problema em comum. Prefeitura, universidade, sociedade civil propondo soluções para diminuir a quantidade de lixo descartado que vai para a praia", avalia o chefe de Departamentos ODS da Administração Municipal, Fábio Tatsubô.

No segundo semestre, em data a ser definida, ocorrerá a mesma maratona para alunos de MBA, com enfoque em outra bandeira ODS.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. 

Conheça os outros artigos dos ODS.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

FINALMENTE! Anne Hathaway confirma 'O Diário da Princesa 3'

Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos

Cotidiano

Grupo Hospitalar Conceição abre inscrições para Concurso Público; saiba como participar

Salários podem chegar até R$ 28 mil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter