Na atual expedição, a tripulação saiu de Dubai, atravessou o Canal de Suez e o Mediterrâneo, cruzou o Atlântico e chegou em Miami em abril de 2021 / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Empoderamento feminino, educação voltada para mulheres e preocupação com a proteção dos oceanos. Estes são os objetivos da tripulação do veleiro oceânico The Maiden Factor, cuja equipe, formada somente por mulheres de várias nacionalidades (11 no total), busca difundir conhecimento e ajudar comunidades a se fortalecerem. A embarcação está em sua primeira visita ao Brasil e fica até quarta-feira (10) na região.
Um dos motivos para que Santos recebesse o veleiro está na preocupação com o meio ambiente e a preservação dos oceanos, uma vez que foi a primeira cidade a ter a cultura oceânica - um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - transformada em política pública.
Continua depois da publicidade
"A missão da tripulação deste veleiro corresponde muito com o que desenvolvemos na Prefeitura de Santos, um trabalho muito importante. A Secretaria Municipal de Portos vem fazendo um trabalho para falar sobre as mulheres dentro das atividades portuárias e as escolas municipais têm na grade curricular a política do Meio Ambiente da Cultura Oceânica", afirma a vice-prefeita de Santos e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, que visitou a embarcação no Iate Clube de Santos nesta segunda-feira (8).
Na atual expedição, a tripulação saiu de Dubai, atravessou o Canal de Suez e o Mediterrâneo, cruzou o Atlântico e chegou em Miami em abril de 2021. O Maiden navegou ainda pela costa leste dos Estados Unidos com várias escalas, incluindo Nova York, Saint John, no Canadá, e Newport, antes de partir para escalas nos Açores, em Portugal, Dakar, no Senegal, e Cidade do Cabo, na África do Sul. De lá, a equipe navegou durante 21 dias até chegar à Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
"O barco é utilizado como plataforma para divulgar a mensagem de educação para meninas e eu espero que essas garotas que não tiveram oportunidades consigam isso agora", explica Heather Thomas, capitã e líder do Maiden Factor. O projeto, que é patrocinado pelo Grupo DP World, levanta fundos e apoia comunidades em todo o mundo, permitindo que meninas tenham acesso à capacitação de qualidade.
Continua depois da publicidade