Estátua feita em homenagem aos corretores de café segue guardada em Santos / Nilson Regalado / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Inaugurada em julho de 2012, a escultura em homenagem à categoria profissional dos corretores de café foi concebida pelo santista Daniel Gonzalez em fibra de vidro policromada. A obra com 1,90 metro de altura foi instalada no bulevar em frente à Bolsa Official de Café, no Centro Histórico de Santos. Porém, a obra sofreu vários atos de vandalismo.
Menos de um mês após a inauguração, o "corretor de café" teve as nádegas e as costas quebradas por vândalos. Só entre setembro de 2012 e abril de 2015, foram pelo menos seis ocorrências.
Continua depois da publicidade
Uma das mãos chegou a ser arrancada junto com a réplica da lata onde os corretores carregam amostras de café. A imagem também foi perfurada em vários pontos.
Na tentativa de evitar novos danos, a Prefeitura preencheu o "corretor de café" com cimento e argila expandida, mas o vandalismo continuou acontecendo, mesmo com uma câmera de monitoramento da Guarda Municipal estrategicamente instalada na esquina das ruas XV de Novembro com Frei Gaspar.
Continua depois da publicidade
Após o último ato de vandalismo, há cerca de um ano, a estátua foi removida e "guardada" pela Prefeitura. Outra cidade da Região que também ficou sem uma estátua foi Guarujá.
Desde então, a Administração Municipal "analisa o custo para o reparo" da peça. Santos possui 122 monumentos em homenagem a pessoas ilustres e fatos históricos.
Continua depois da publicidade