Santos

TV japonesa grava documentário em Santos

O projeto focará nos bondes e a ligação com o café

Da Reportagem

Publicado em 02/08/2023 às 11:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Canal estatal japonês grava documentário sobre os trens na América do Sul / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Santos será cenário de mais uma produção audiovisual. Mas, desta vez, suas belezas e peculiaridades serão exibidas do outro lado do mundo. O canal estatal japonês NHK World Japan está produzindo um documentário sobre os trens da América do Sul e a Cidade é uma das que será registrada, especialmente seus bondes, a ligação com o café e a influência da imigração japonesa. A equipe fica na região até esta quarta-feira (2).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“A história do café é muito importante,  passa pelo Porto de Santos e, pelos trilhos, chega a outras estações. Fazendo pesquisa para o documentário, nos chamou a atenção os bondes de Santos, que ainda estão em circulação e tem até um vínculo com o Japão, além do início da imigração japonesa no Brasil, que passa por aqui”, explica o diretor da produção Sakai Yoshimi, que pretende mostrar essa conexão entre o café, imigrantes japoneses, trens e bondes e a Cidade em parte do documentário.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Travessia de balsas entre Santos e Guarujá tem filas de até 45 minutos

Serão produzidos três programas, de 90 minutos, que serão veiculados na TV japonesa até o início do próximo ano. No Brasil, eles devem filmar também em São Paulo e Paranapiacaba e ainda passar pela Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia.

Para conhecer um pouco mais dos bondes santistas, a equipe fez passeio com o modal e entrevistou o responsável pela manutenção dos veículos, que contou um pouco da história e do trabalho de restauro e de adaptação que é feito em Santos. “Eles se mostraram muito interessados no número de bondes que temos e na diversidade do nosso acervo, com unidades vindas de vários países”, conta o engenheiro da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Marcos Rogério Nascimento. 

Continua depois da publicidade

“Ele (o diretor do documentário) é uma pessoa que entende muito de transporte ferroviário e pesquisou bastante. Então, é uma honra ter um profissional internacional conhecendo nosso sistema e se interessando no nosso bonde”, afirma o técnico.

O grupo japonês, que contou com apoio da Santos Film Commission, passeou de bonde, visitou pontos importantes do Centro Histórico de Santos e da orla e deve ainda conhecer o funicular e o Monte Serrat.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software