Santos

Turma em Santos conclui curso de Páscoa

Aprenda a receita do ovo

Da Reportagem

Publicado em 24/03/2023 às 13:11

Compartilhe:

Com o objetivo de gerar renda aos participantes, a aula que teve quatro horas de duração ensinou uma série de receitas relacionadas à Páscoa / Divulgação/PMS

Mais um curso de padaria artesanal foi finalizado na tarde desta quinta-feira (23), no Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS). Com o objetivo de gerar renda aos participantes, a aula que teve quatro horas de duração ensinou uma série de receitas relacionadas à Páscoa, comemorada este ano em 9 de abril.

Trufas, bombons, pirulitos de chocolate, ovos de Páscoa tradicional e de colher foram algumas das especialidades ensinadas pela confeiteira Priscilla de Freitas, parceira do FSS. Ela mostrou desde a preparação até a decoração dos produtos, dando dicas para a execução perfeita das receitas.

A dona de casa Roberta Souza, 37 anos, compareceu à aula com o objetivo de aperfeiçoar a habilidade na cozinha. Ela pretende montar uma lanchonete e, por isso, já participou de diversos cursos do Fundo Social, como de berinjela recheada, pão de forma, cookies, broa de fubá, banoffe e uvanoffe. 

"Acho que todo esse aprendizado vai contribuir bastante com o negócio que pretendo abrir. Esse de Páscoa, inclusive, vai me ajudar a oferecer algo diferente aos clientes nessa época do ano", afirmou Roberta.

A presidente do FSS, Maria Ignez Barbosa, ressaltou a importância das oficinas para a geração de renda das participantes. "Temos vários cursos que dão condição de as pessoas aprenderem e fazerem o próprio dinheiro. E não são só no segmento alimentício, mas há capacitações na área de artesanato, corte e costura, entre outros, que contribuem demais no dia a dia dessas pessoas", afirmou. As inscrições para os próximos cursos abrem em abril.

Aprenda a fazer o ovo de Páscoa tradicional

A confeiteira Priscilla de Freitas ensina a preparar o ovo de Páscoa tradicional. Segundo a profissional, o único ingrediente é o chocolate nobre, que pode ser branco ou preto, cuja quantidade varia de acordo com a forma escolhida. "Se a forma utilizada for de 150g, por exemplo, você vai utilizar 150g de chocolate", explica.

Após a escolha da matéria prima, é preciso fazer a temperagem do produto. "Coloca para derreter a 45° e depois diminui para 25º. Quando chegar a 25° ou 27°, já pode espalhar na forma", ensina Priscilla. Depois, basta colocar no freezer ou geladeira. De acordo com ela, o segredo para saber se o ovo já está firme o suficiente é checar se a forma já está branca na parte de baixo. "Mostra que já está entrando ar, o que significa que já pode desenformar", conclui.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cidades do litoral norte de SP estão com praias impróprias; veja quais e evite-as

O Mapa de Qualidade das Praias foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

Diário Mais

Cacau Show anuncia IA e câmera que detecta humor de funcionários e clientes

Expansão da rede visa utilizar as tecnologias para melhor a experiência de compra e estará disponível em 2025 em nova loja-conceito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter