SANTOS

Túnel não gerará desapropriações, assegura a Autoridade Portuária

Novo projeto envolveu prefeituras e comunidades das duas cidades em que o equipamento será implantado sob o canal do Porto

Carlos Ratton

Publicado em 05/09/2023 às 07:00

Atualizado em 05/09/2023 às 07:50

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Novo projeto envolve duas prefeituras e Governo Federal / Divulgação/SPA

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, diretores e técnicos anunciaram ontem que o novo projeto do túnel ligando Santos a Guarujá não terá desapropriações, ao contrário do antigo, que foi divulgado pelo Governo do Estado, em evento em Guarujá.

Agora, todas as propostas serão concluídas numa modelagem jurídica, que considera a possibilidade de uma Parceria Público Privada (PPP), após o início das obras pelo Governo Federal, para então serem enviadas para aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Também foram anunciados estudos para a produção de hidrogênio verde a partir da energia já produzida pela Usina de Itatinga.

O fato do Porto de Santos ser o único no mundo que tem sua própria usina hidrelétrica, possibilitou a APS considerar a possibilidade de gerar energia a partir do hidrogênio verde, produzido via eletrólise da água com energia de fontes renováveis.

A partir de instalação de um eletrolisador, junto à Usina de Itatinga, a APS teria condições de produzir com a água abundante que tem à disposição, depois armazená-lo, transportá-lo por vários modais, inclusive dutos, até os consumidores, que seriam os terminais portuários, navios acostados no cais, além de empresas, indústrias e moradias da região. Há também a possibilidade de exportar o excedente.

O elevado custo para a produção do hidrogênio verde, na maioria dos projetos, seria minimizado no caso da APS pela existência da Usina Hidrelétrica de Itatinga, com potência instalada de 15 megawatts/hora.

A Toyota do Brasil também manifestou interesse em fazer parceria com Porto de Santos para viabilizar o hidrogênio verde.

DRONES.

Outra novidade é utilização de drones com recurso de visão infravermelha para combater atividades ilegais no Porto de Santos. A APS anunciou ainda projetos para criar um sistema anti-drones clandestinos, além de drones com câmeras térmicas.

Outro avanço tecnológico será viabilizar o VTMIS (da sigla em inglês Vessel Traffic Management Information System). No momento, a APS submete ao Jurídico a contratação de uma fundação e de um gerente especializado para o sistema, que otimizará as operações portuárias com o compartilhamento de dados online. Serão instaladas câmeras com transponders em cinco locais distintos, de modo a cobrir todo o Porto Organizado, além do cais da Usiminas e da VLI.

DRAGAGEM.

Há a possibilidade de se renovar ou de buscar um novo contrato para a manutenção dos 15 metros do calado.

Isso porque, em parceria com especialistas da Unicamp, a APS estuda novos critérios de mensuração dos serviços que sejam mais vantajosos para o Porto.

Quanto ao aprofundamento do canal de navegação para 16 e depois 17 metros, a Unicamp também estuda modelo de uma PPP, que permita serviços de maior durabilidade com uma concessão de longo prazo. Pomini ressaltou que há o compromisso de começar ano que vem as obras de aprofundamento para 16 metros.

ENTREGA.

Hoje, serão entregues duas pistas recuperadas pela APS na Alemoa, na Perimetral da Margem Direita, o que aliviará o antigo problema de acesso naquela região. Pomini lembrou que a solução definitiva só virá com um novo viaduto, a ser construído pela Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).

O presidente da APS lembrou que herdou orçamento aprovado pela gestão anterior que não previa obras."Por isso, a diretora de Administração e Finanças, Bernadette Bacelar, em parceria com o nosso Jurídico, estuda uma solução para usar os recursos que temos em caixa para estas obras, mas em caráter emergencial".

PERIMETRAL.

Já para as obras da Perimetral da margem esquerda, em Guarujá, o presidente está otimista porque os recursos para tais serviços foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O edital sai em 2024.

A gestão da APS informou que o Porto de Santos recebe mais de 5 milhões de contêineres por ano em terminais privados, que têm sua capacidade atual calculada como suficiente até 2030. Mesmo assim, projetos de expansão, tanto da BTP como da Santos-Brasil, estão para ser aprovados nas esferas competentes.

STS 10.

O novo formato do STS 10 será discutido após o feriado, de forma a definir um modelo que atenda às necessidades de manutenção do Ecoporto, já que o Concais será transferido para perto do Parque Valongo - e também de expansão da BTP, que já recebeu parecer favorável nesse sentido da Autoridade Portuária. O que se busca é um consenso que atenda a todos os interesses envolvidos.

Pomini destacou a liberação da área da Marimex para a implantação da pera ferroviária; a expectativa de transferência do Concais daqui a três anos; a implantação, pelo Grupo Triunfo, no Largo Santa Rita, de 16 berços de atracação, cujos processos ainda tramitam nos poderes concedentes, afastando o discurso irreal de que Porto não está preparado para expansão.

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