Santos

Trilha na Área Continental oferece contato com flora, fauna e cachoeira com piscina natural

Após quase dois anos fechada por causa da pandemia da covid-19, a Fazenda Cabuçu, na Área Continental, reabriu para o ecoturismo

Da Reportagem

Publicado em 04/01/2022 às 18:34

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O ponto alto da trilha é a cachoeira do Cabuçu, com cerca de 10 metros de altura, que desce uma enorme rocha, verdadeiro escorregador, e forma uma grande piscina natural / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Santos acaba de recuperar mais uma opção para aproximar turistas e munícipes da natureza. Após quase dois anos fechada por causa da pandemia da covid-19, a Fazenda Cabuçu, na Área Continental, reabriu para o ecoturismo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Trata-se de uma trilha que inicia na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos) com 6km de extensão (ida e volta) e duração média de seis horas. O ponto alto é a cachoeira do Cabuçu, com cerca de 10 metros de altura, que desce uma enorme rocha, verdadeiro escorregador, e forma uma grande piscina natural. No caminho, é preciso atravessar córregos de águas cristalinas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Tour autoguiado e novos totens estimulam o turismo e história de São Vicente

• Santos aprova lei que organiza turismo de um dia no Município

• Santos investirá em ações criativas para fortalecer o turismo em 2022

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Árvores de grande porte fazem a demarcação do caminho, que oferece variedade de plantas e flores nativas, além de aves e outros animais de pequeno porte. O percurso margeia águas claras, rasas e transparentes, formando pequenas enseadas, onde é comum encontrar pegadas de animais, em meio a samambaias, trepadeiras e bromélias.

Continua depois da publicidade

HISTÓRIA

A fazenda é uma referência histórica para a Baixada Santista. No período de colonização, serviu de abrigo à Companhia de Jesus, que ali montou um posto de catequese para os índios. Na primeira metade do século passado, a região foi ocupada por grandes plantações de banana, cuja produção era transportada por vagonetes até as proximidades do Rio Cabuçu, e dali, por meio de barcos, até o Mercado Municipal.

AGENDAMENTO

Continua depois da publicidade

Atualmente, o passeio é realizado mediante agendamento com a agência Caiçara Expedições. É necessário montar grupos entre 6 e 45 pessoas (idade mínima de 7 anos). O valor é R$ 120 por pessoa. 

O passeio respeita todos os protocolos de prevenção à covid-19, como uso de máscaras e oferecimento de álcool em gel.

O próximo grupo está agendado para realizar a trilha no dia 16. Mais informações pelo WhatsApp (13) 98142-0151 (Renata) ou [email protected].
 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software