SANTOS

Trânsito na orla de Santos tem monitoramento especial para remoção de estruturas

A remoção dos canteiros e parte do passeio visa permitir ajustes para a utilização das faixas de rolamento de forma a possibilitar a manutenção de todos os movimentos viários

Da Reportagem

Publicado em 07/11/2022 às 20:01

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DEMOLIÇÃO CANTEIRO CENTRAL -REFORMA DO PONTILHÃO AV PINHEIRO MACHADO / FOTO: CARLOS NOGUEIRA

O trânsito no cruzamento das avenidas Presidente Wilson e Pinheiro Machado (canal 1) está sob monitoramento desde a manhã desta segunda-feira (7), devido ao início da demolição de 1,5 metro do passeio do lado da orla, dos canteiros centrais da avenida e trecho da ciclovia. 

Os trabalhos fazem parte das obras de reforço e recuperação estrutural do pontilhão de passagem das duas vias. 

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Logo cedo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) implantou a sinalização para o início dos serviços. Nesse primeiro dia, o acesso da orla ao canal 1 teve bloqueios momentâneos, o que deve se repetir novamente nesta terça-feira (8). Agentes estão operando o tráfego no local e vão continuar diariamente na área, que receberá atenção especial nos horários de pico.

A remoção dos canteiros e parte do passeio visa permitir ajustes para a utilização das faixas de rolamento de forma a possibilitar a manutenção de todos os movimentos viários (ambos os sentidos) na avenida da orla e no canal 1, ao longo da recuperação.

Com o mesmo objetivo, também foi removida uma torre de iluminação no canteiro central. Com apoio da CET, a retirada da estrutura foi realizada por equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), que já instalou iluminação provisória com refletores.

A CET também providenciou o remanejamento de colunas e postinhos de sinalização vertical e semafórica, além do apagamento e pintura de novas retenções, faixas e demarcação de ciclovias provisórias.

A OBRA

Para a execução da obras, o pontilhão será dividido em quatro trechos, que estarão isolados para evitar a passagem de veículos ou mesmo pedestres. Operários e máquinas nem sempre estarão aparentes, pois a maior parte dos trabalhos será executada sob a pista.

A reforma é realizada pela TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação, com gerenciamento da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e apoio da CET-Santos. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro de 2023.

Os recursos para a intervenção, no valor de R$ 3,9 milhões, são fruto de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, por meio da linha de crédito dedicada à infraestrutura e saneamento, na modalidade Apoio Financeiro (Finisa).

 

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