CAIU O MUNDO

Tempestade atinge Baixada e gera caos em poucos minutos; acompanhe

Chuva desabou e deixou centenas de pessoas sem luz

Da Reportagem

Publicado em 03/11/2023 às 16:48

Atualizado em 03/11/2023 às 20:58

Compartilhe:

Tempestade deixou a Região debaixo d'água em poucos minutos / REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS

A tempestade que atingiu a Baixada Santista no meio da tarde desta sexta-feira (3) gerou caos em poucos minutos de forte chuva. O serviço de travessia das balsas foi interrompido temporariamente, mas rapidamente retomado, e há registros de danos em diversos pontos de algumas das cidades da Região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A chuva atingiu cidades do Litoral Sul pouco antes das 16h. Em relatos colhidos pela Reportagem, o município de Itanhaém foi um dos primeiros a sentir os efeitos da tempestade, que deixou moradores assustados. Em nota, a Defesa Civil de Itanhaém informou que não houve ocorrências graves após as fortes chuvas, mas foram identificados pontos isolados de alagamentos em vias, que estão diminuindo com a redução das chuvas.

Poucos minutos depois disso, por volta de 16h15, foi a vez de moradores de Cubatão, São Vicente, Praia Grande e Santos relatarem a chegada das tempetades. Na Zona Noroeste de Santos, residências localizadas nos bairros Jardim Castelo, Rádio Clube e Santa Maria ficaram sem luz assim que a ventania foi registrada.

Árvore desabou em praça e atingiu residência localizada no Jardim Castelo, em Santos

Santos

O temporal que atingiu a Baixada Santista, na tarde desta sexta-feira (3), causou ocorrências na Cidade. A Praticagem de São Paulo registrou rajadas de ventos de 151km/h. Não houve registro de vítimas. O Samu de Santos não foi acionado.

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) estão atendendo as ocorrências, com o apoio do videomonitoramento e todas as forças de segurança de plantão no Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Santos.

Houve o registro de várias quedas de árvores e também de estruturas, entre elas a cobertura de um posto de gasolina, na esquina do Canal 6 com a avenida da praia. Técnicos da Defesa Civil estão no local, que já foi isolado. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.

As equipes estão atuando para isolar locais atingidos pela ventania que ainda ofereçam risco aos munícipes. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) atua para restabelecer semáforos apagados em virtude da tempestade. O registro de ocorrências pode ser feito pelo telefone 153 (24h) da Guarda Civil Municipal. Os moradores de áreas de encostas podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

A retirada de galhos e de árvores das vias, bem como todo o rescaldo da tempestade já foram iniciados nesta sexta-feira (3), por equipes da Sepref e da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa).

A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) fará, neste sábado (4), ações de limpeza urbana, varrição e raspação de mato normalmente, além da coleta de resíduos sólidos. Caso haja necessidades pontuais, serão destacadas frentes de trabalho para os locais. As equipes da praia iniciarão os serviços às 4h30.

Na avenida da praia, em Santos, um posto de combustíveis localizado no cruzamento entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro, Canal 6, e a Avenida Bartholomeu Gusmão desabou parcialmente. Até o momento, não há informações sobre feridos. Devido ao fenômeno natural, todas as atividades do Santos Festival Geek foram canceladas e o cronograma retornará apenas no sábado (4).

Às 16h30, o site do Deportamento Hidroviário do Governo do Estado de São Paulo, o DH, apontava que a travessias de balsas entre Santos e Guarujá e entre Bertioga e Guarujá haviam sido paralisadas. Pouco depois, a instituição atualizou a situação e o tempo de espera para cruzar entre Santos e Guarujá subiu para 70 minutos, enquanto o trajeto entre Bertioga e Guarujá permaneceu com o status de paralisação até 17h25, quando o serviço foi retomado com tempo de espera de 20 minutos.

Santa Casa

A Santa Casa de Santos informa que um destelhamento foi causado pela ventania. Não houve feridos. As equipes de manutenção do hospital já estão no local para os devidos reparos assim como a equipe multiprofissional da instituição está prestando todo o atendimento aos pacientes e acompanhantes.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Organização Social (Sedos), informa que a Defesa Civil foi acionada para ocorrências de queda de árvore na Avenida Nações Unidas - nas proximidades da sede da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), na Avenida Pérsio de Queirós Filho (Catiapoã), Praça 1° de Maio (Vila Margarida), Rua Gregório de Freitas com a Rua Carijos, e na Avenida Antônio Emmerich.

Os profissionais estão realizando as intervenções necessárias nas vias afetadas pelo temporal. A Sesp foi acionada para executar a remoção das árvores. Até a conclusão dos trabalhos, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) permanecerão nos locais orientando os condutores sobre rotas alternativas devido à interdição das vias.

Alguns semáforos da Cidade também estão inoperantes em razão do temporal. A Semob já está providenciando os devidos reparos.

A Semob não foi acionada para ocorrências de alagamento.

Vale ressaltar que os profissionais de defesa e segurança seguem nas ruas, monitorando as áreas de risco e podem ser acionados pelos seguintes números de telefone: Defesa Civil: 199, Centro de Controle Operacional (CCO): 153, Corpo de Bombeiros: 193 e Polícia Militar (PM): 190.

Cubatão

Já em Cubatão, segundo a Prefeitura, a Defesa Civil não foi acionada e, o município, não registrou grandes transtornos além de falta de energia e pontos de alagamento na Vila São José. De acordo com a Defesa Civil de Bertioga, até o momento, não foram registradas ocorrências por conta da chuva ou vento.

Praia Grande

Em Praia Grande, o Litoral Plaza Shopping, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que, devido à forte ventania uma placa de drywall (gesso) se desprendeu do teto localizado na parte externa do acesso principal do empreendimento. As equipes de bombeiros e manutenção foram prontamente acionadas e imediatamente tomaram as providências necessárias. Por medida de segurança, a área está isolada para os devidos reparos. O Litoral Plaza reforça que não houve feridos e segue em funcionamento normal.

A Prefeitura de Praia Grande informa que as equipes da Defesa Civil e também de diversas secretarias municipais estão trabalhando para solucionar os danos causados pelo ciclone e as fortes chuvas da tarde desta sexta-feira (3). E pede que, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199/153 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Guarujá

Em nota, o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, informa que, por volta das 16h30, o transformador em frente do hospital estourou e houve um princípio de incêndio em duas unidades. O transtorno, porém, está controlado, os pacientes foram realocados e não houve vítimas. Entretanto, as cirurgias eletivas estão suspensas até que haja reparo e segurança aos pacientes e colaboradores.

A Prefeitura de Guarujá informa que diante do princípio de incêndio no Hospital Santo Amaro, a Secretaria de Saúde se mobilizou, pronta e totalmente, para oferecer o suporte, tomando as providências iniciais, garantindo a continuidade da assistência e mantendo a tranquilidade de pacientes e familiares. A UPA Dr. Matheus Santamaria (UPA Rodoviária) iniciou uma força-tarefa assim que houve o acionamento da rede municipal de Saúde. Até o momento, dois pacientes entubados foram transferidos para a unidade. Hospitais privados também foram acionados pela Secretaria para eventual retaguarda. Atualmente, a metade esquerda da UTI do Hospital Santo Amaro foi restabelecida e os pacientes reacomodados. Todos estão estáveis e assistidos.

Peruíbe

De acordo com o Departamento Municipal de Defesa Civil, houve queda de três árvores de pequeno porte e o evento Motofest precisou ser cancelado na orla da praia do Centro, por conta dos danos na estrutura do evento.

CPFL

Em nota, a CPFL Piratininga informa que o temporal impactou trechos da rede de distribuição nas cidades. Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível.    

A companhia diz que, nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Assim, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguarde o atendimento.    

A empresa ressalta que, além do call center (0800 010 2570), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27304.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sodexo está com mais de 300 oportunidades de emprego; saiba como participar

Empresa está procurando profissionais com diferentes tipos de experiência

Diário Mais

Litoral de SP preserva inseto que remete à infância de muitos; conheça o Soldadinho

Na Região, eles são vistos principalmente nas árvores do chapéu-de-sol (Terminalia catappa)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter