Santos

Sinalização ainda é problema no Piratininga, em Santos

Moradores do bairro santista vivem em alerta constante

Carlos Ratton

Publicado em 28/12/2023 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ruas sob o Viaduto Piratininga estão até hoje sem sinalização / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Entra ano, sai ano e a falta de sinalização viária no bairro do Piratininga, em Santos, continua. Em um vídeo postado nas redes sociais ontem, o presidente da Associação de Moradores do bairro, Diego da Silveira Reis, voltou a reclamar da falta de placas e redutores de velocidade entre as ruas dos Portugueses e Etelvina de Paula Freire, no trecho sob o viaduto que leva o nome do bairro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Piratininga, em Santos, completa 54 anos neste sábado

• Piratininga, em Santos, já conta com nova iluminação pública em LED

• Operação da Polícia Civil e CPFL Piratininga desfaz ligações de energia irregulares em Santos

Segundo afirma, o bairro foi muito afetado com as obras da Nova Entrada de Santos, realizadas pela Ecovias - concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) - que promoveu melhorias no sistema viário.

"Os motoristas geralmente usam a mão errada e não tem lombadas, causando perigo a moradores, principalmente crianças. Há pontos sem a menor visão ao tráfego de caminhões. Essas obras causaram muita insegurança para a comunidade. O sentimento aqui é de indignação e desrespeito", reclama.

Continua depois da publicidade

TRAGÉDIA ANUNCIADA.

Outra preocupação constante dos moradores diz respeito a uma questão já conhecida dos leitores do Diário do Litoral: a Unidade Municipal de Ensino (UME) Luís Alca de Sant'Anna. O imóvel é resguardado apenas por uma pequena mureta defensiva do Viaduto Piratininga, via de caminhões e veículos pesados.

"Ela e a policlínica do bairro ficam próximas do viaduto. Tempos atrás, um caminhão tombou e, por sorte, foi para o lado oposto. O risco é iminente o tempo todo", confirma Reis.

Continua depois da publicidade

O Ministério Público chegou a abrir inquérito civil para apurar a falta de segurança para mais de 100 crianças da creche, com idades entre quatro meses e cinco anos, além de educadores e demais funcionários.

O então promotor Daury de Paula chegou a se reunir com a Ecovias, CET e Polícia Rodoviária. No entanto, técnicos dos órgãos adiantaram que não há perigo à creche, por conta do raio de abertura da curva e pelo caminho sinuoso, que não permite velocidade alta.

Também na ocasião, os órgãos alertaram que todos os parâmetros e dispositivos foram acionados na frente da UME, onde foi pintada uma faixa de pedestres e instalada uma defensa metálica no perímetro do prédio.

Continua depois da publicidade

O Jardim Piratininga fica em Santos e tem como via principal a Avenida Bandeirantes. Ao mesmo tempo que ela conduz moradores para o centro da Cidade, também leva para o centro de Cubatão.

Às margens dela, de um lado a linha férrea que corta uma área federal e, do outro, a Rodovia Anchieta, estadual e sob concessão da Ecovias.

ECOVIAS E CET.

Continua depois da publicidade

Procurada novamente, a Ecovias informa que, juntamente com a importante obra de reformulação da entrada de Santos, para melhoria do tráfego na região, investiu em melhorias da pavimentação e drenagem e reforçou a sinalização no trecho citado para garantir mais segurança viária aos motoristas. No entanto, não tem poder de polícia para fiscalizar ou aplicar multas a quem desrespeita as leis de trânsito.

Sobre as lombadas, esclarece que o processo de implantação já foi iniciado junto ao DER-SP, órgão responsável por avaliar o projeto e aprovar a obra, e a concessionária aguarda aprovação para implantação e destaca que as obras, realizadas no trecho são fruto de projetos aprovados junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), e seguiram as normas e legislações vigentes pela Agência Reguladora.

Por sua vez, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET Santos) informa que houve solicitação dos representantes do bairro Piratininga, visando à construção de lombadas em dois locais

Continua depois da publicidade

Completa informando que vistorias estão agendadas para janeiro, no referido trecho, para análise da viabilidade da melhor sinalização para o local. A Companhia também está agendando reunião com a Ecovias para discutir o assunto em conjunto.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software