VICE-PREFEITA RENATA BRAVO PARTICIPA DA ABERTURA DO SETEMBRO VERDE / Foto: Francisco Arrais
Continua depois da publicidade
As pessoas com deficiência em Santos terão melhor atendimento na hora de registrar um boletim de ocorrência. A partir de dezembro, um Centro de Apoio Técnico (CAT) será instalado, provavelmente dentro do 7º Distrito Policial, no Gonzaga.
O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (12), na abertura da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que abordou pautas como segurança e inclusão no mercado de trabalho, na sede da OAB-Santos.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O evento, denominado Setembro Verde, contou com a divulgação das políticas públicas da Baixada Santista em comemoração ao mês da Luta Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apresentação do coral de Libras feita pelos alunos da UME Pedro II, além de palestras e exposição de quadros do artista Victor Gabriel.
Continua depois da publicidade
CAT-SANTOS
De acordo com a secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, Célia Costa, o Governo do Estado abre neste mês o edital para operacionalização do CAT-Santos. Segundo ela, o objetivo é que policiais civis, de outras delegacias, também conheçam o funcionamento desta ferramenta, visando o melhor atendimento às pessoas com deficiência, que no ano passado registraram 72 boletins de ocorrência no Município.
Continua depois da publicidade
Para a coordenadora de Defesa das Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari, "o funcionamento do CAT-Santos será fundamental para que outras delegacias se envolvam na questão e passem a ter mais conhecimento das demandas das pessoas com deficiência, melhorando as condições para que sejam elaborados os boletins de ocorrência".
INCLUSÃO
A vice-prefeita de Santos e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, ressaltou a necessidade da iniciativa privada discutir de forma mais assertiva a questão da inclusão "para termos uma sociedade mais igualitária e justa".
Continua depois da publicidade
De acordo com Célia Costa, é necessária uma mudança cultural no ambiente corporativo, que muitas vezes ainda tem visão assistencialista e de incapacidade das pessoas com deficiência.
Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-Santos, o advogado Cahuê Talarico, ressaltou que é necessário que se desenvolva a ideia que as pessoas com deficiência são aptas para o trabalho. "Isso tem que ficar claro na sociedade. Temos que mudar essa cultura, se quisermos uma sociedade mais inclusiva".
AGENDA
Continua depois da publicidade
Confira os outros eventos da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência:
21/09 – Treinamento na UPA Central – Formação de Equipe sobre as Políticas da Pessoa com Deficiência na área da Saúde. Local: UPA Central (Rua Joaquim Távora, nº 260, Vila Mathias).
23/09 às 18h – Evento Mulheres Unisantos – Emancipação, autoestima e autonomia das mulheres com deficiência e mães de pessoas com deficiência. Exposição de artesanato do Ateliê Mãe Arteira, do livro "Hoje Só Gratidão" e exposição de telas com o tema "Ressignificando minhas emoções através de minha arte", do artista Victor Gabriel. Local: Unisantos (Avenida Conselheiro Nébias, 589, Boqueirão).
Continua depois da publicidade
24/09 – das 9h às 13h - Curso de Defesa Pessoal Inclusivo para Mulheres Surdas. Serão 4 horas de aula que abordarão as situações mais comuns de importunação e violência doméstica e sexual, com técnicas evasivas, saídas de agarramento e movimentos circulares. O objetivo é empoderar as mulheres quanto aos seus direitos e possibilidades de defesa. Evento terá a presença de um intérprete de Libras. Local: Centro Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia).
25/09 – "Vamos Caminhar Juntos". Caminhada inclusiva com atividades e atrações por meio de projetos de inclusão de Santos. Presença do Praia Acessível, Santos às Cegas, Banda do Lar das Moças Cegas, Projeto TamTam e Banda 2RD Oficial. Local: Ponta da Praia (saída Praça do Aquário).
26/09 – das 14h às 16h - Formação dos vereadores ou seus representantes – Formação sobre os princípios da Lei Brasileira de Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência, através das políticas públicas consolidadas em diversas áreas (saúde, educação, esporte, transporte, lazer, cultura, mobilidade urbana) através da Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência (Codep) da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos. Local: auditório da Câmara (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova).
Continua depois da publicidade
30/09 – das 10h às 11h - Palestra no Secresa. Evento comemorativo ao Dia do Surdo. Formação sobre as campanhas permanentes e políticas públicas municipais de Direitos das Pessoas com Deficiência realizada pela Codep da Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Local: Centro de Referência em Saúde Auditiva - Secresa (Avenida Bernardino de Campos, 617, Campo Grande).