CLIMA
De sábado a domingo, a cidade ficará em estado de alerta, posterior ao de atenção, devido à previsão de maré elevada e mar agitado
A partir de sábado, são esperados ventos intensos na região costeira / Nikita Korchagin/Pexels
Continua depois da publicidade
Devido ao avanço de uma frente fria, a Defesa Civil de Santos faz um alerta prevendo chuvas fortes para sábado (18) e domingo (19) no Município. Para o sábado, o volume esperado é de 35mm a 70mm. No domingo, a previsão é de chuva com volume entre 40mm e 90mm. No final de semana a Cidade entra em estado de alerta, posterior ao de atenção, devido à previsão de maré elevada e mar agitado a partir de sábado, conforme dados obtidos pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta.
A partir de sábado, são esperados ventos intensos na região costeira. As ondas podem superar 2,5 metros de altura na baía de Santos a partir das 19h. Essa situação se mantém no domingo, com ondas variando entre 1,6 metro a 2,5 metros. O pico da maré é esperado na madrugada, por volta das 3h.
Continua depois da publicidade
Com relação à meteorologia, a Defesa Civil prevê chuva de forma persistente entre sexta (17) e segunda-feira (20), com longa duração e chegando com intensidade forte. Há 90% de probabilidade de chuva no sábado e domingo. O percentual cai para 60% na segunda-feira (20).
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o Município entrará em estado de alerta devido à previsão de nível do mar acima de dois metros na baía de Santos. Caso as previsões oceanográficas se mantenham, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, além de impactos nas estruturas urbanas costeiras.
Continua depois da publicidade
MORROS
Os morros de Santos estão em estado de observação. Moradores destas áreas devem ficar atentos aos sinais de perigo, como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados. Em qualquer dessas situações, deve-se deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber alertas meteorológicos, o munícipe pode se cadastrar através do número 4199.